10 atores que ficaram irreconhecíveis em seus papéis

Capa da Publicação

10 atores que ficaram irreconhecíveis em seus papéis

Por Gus Fiaux

Já se pegou vendo um filme e encontrando um personagem bem peculiar, até chegar os créditos e você perceber que se tratava de um ator muito famoso fazendo esse papel? Isso é mais comum do que se imagina, e muitas vezes vemos atores grandes ficando quase completamente irreconhecíveis no cinema.

Seja através da maquiagem, dos efeitos visuais ou até mesmo da atuação, muitos “camaleões” se transformam completamente para os seus papéis. Aqui, reunimos 10 atores que ficaram quase irreconhecíveis em filmes famosos!

Créditos: Divulgação

Para esta lista, estamos deixando de fora transformações feitas inteiramente com CGI (como, por exemplo, Josh Brolin como Thanos) e filmes biográficos (A Dama de Ferro, O Destino de uma Nação, Vice, entre outros).

Imagem de capa do item

Jared Leto - Nemo Nobody (Sr. Ninguém)

Jared Leto pode ser mais conhecido por sua carreira musical, mas já se mostrou extremamente versátil em sofrer grandes transformações para viver personagens excêntricos e "diferentões" no cinema - vide o seu Coringa.

Uma de suas atuações mais impressionantes pode ser vista no filme Sr. Ninguém, no qual Leto interpreta Nemo Nobody, um homem de 118 anos que nos conta como teria sido sua vida caso tivesse escolhido viver ao lado de um de seus 3 amores.

Imagem de capa do item

John Leguizamo - Violador (Spawn: O Soldado do Inferno)

Mesmo que tenha sido um pouco rejeitado pela crítica especializada da época, Spawn: O Soldado do Inferno se tornou uma espécie de filme cult para os fãs do anti-herói da Image Comics.

No filme, John Leguizamo interpreta o Violador, um palhaço infernal que vem para atazanar a vida do protagonista. O ator tinha que usar uma roupa especial, e o trabalho de maquiagem também incluía uma pintura facial convincente e próteses dentárias.

Imagem de capa do item

Jim Carrey - Grinch (O Grinch)

Só o traje do Grinch levou quatro meses para ser feito, mas a maquiagem em si chegava a levar de quatro a oito horas para ser aplicada, e nenhuma parte do corpo de Jim Carrey ficava visível ou descoberto, até mesmo os olhos (ele usava lentes que cobriam todo o seu globo ocular).

Jim já admitiu em várias entrevistas que o desconforto ao ser transformado era grande e já brincou que agentes da CIA lhe ensinaram técnicas de resistência a tortura para conseguir aguentar a transformação. Por outro lado, o filme venceu o Oscar de Melhor Maquiagem em 2001.

Imagem de capa do item

John Travolta - Edna Turnblad (Hairspray: Em Busca da Fama)

Um musical bem leve e divertido, Hairspray: Em Busca da Fama trouxe um elenco de peso, com nomes como Queen Latifah, Zac Efron e Michelle Pfeiffer. No entanto, quem mais se destacou no longa-metragem foi John Travolta, que interpreta uma mulher.

No filme, ele vive Edna Turnblad, a mãe tímida da protagonista, Tracy. O ator faz um trabalho divertidíssimo aqui, tanto graças à caracterização quanto pela sua própria atuação. Para a transformação, o ator teve que vestir roupas especiais, próteses e uma gigantesca peruca.

Imagem de capa do item

Rebecca Romijn - Mística (X-Men)

E por falar em transformações grandiosas, não podemos nos esquecer de Rebecca Romijn, que interpretou a Mística na trilogia original dos X-Men nos cinemas. A atriz tinha que passar mais de cinco horas todos os dias na sala de maquiagem, aplicando tintas e próteses.

O resultado é inesquecível, e ela acabou se tornando uma grande femme fatale mutante, sendo inclusive preferida pelos fãs em detrimento de sua sucessora, Jennifer Lawrence. A maquiagem é foi tão memorável que a vilã chegou a ter esse visual nas HQs por um curto período de tempo.

Imagem de capa do item

Tom Cruise - Les Grossman (Trovão Tropical)

Trovão Tropical é uma comédia de humor sombrio que satiriza toda a indústria cinematográfica de Hollywood, através de personagens caricatos e excêntricos - todos interpretados por atores bem famosos.

Um belo exemplo disso é Les Grossman, um executivo de estúdio que é vivido por ninguém menos que o galã Tom Cruise. No filme, ele está quase irreconhecível graças às próteses e à maquiagem. O personagem aparece pouco, mas Cruise entrega o máximo de si no papel.

Imagem de capa do item

Ralph Fiennes - Lord Voldemort (Harry Potter)

Um dos maiores vilões do cinema, Lord Voldemort é o grande inimigo do jovem bruxo Harry Potter, e aparece em cinco dos oito filmes da saga, interpretado por Ralph Fiennes. Para o papel, o ator precisava de duas horas e meia por dia para sua maquiagem ser aplicada.

Devido à sua prótese dentária, o ator também não conseguia comer durante as gravações. Para finalizar, ainda temos um detalhe incrível que foi realizado graças a retoques digitais: a completa ausência do nariz do vilão, dando a ele um aspecto reptiliano.

Imagem de capa do item

Glenn Close - Gutless (Hook: A Volta do Capitão Gancho)

Um grande clássico dos anos 90, Hook: A Volta do Capitão Gancho é um filme recheado de astros e estrelas - vide o elenco principal, encabeçado por Robin Williams, Julia Roberts e Dustin Hoffman. No entanto, o filme também conta com várias participações especiais.

Dentre elas, a mais surpreendente é a da atriz Glenn Close, que interpreta um dos piratas da tripulação do Capitão Gancho, identificado como Gutless. A transformação é tão incrível que, mesmo o personagem aparecendo pouquíssimo, é digno de destaque nesta lista.

Imagem de capa do item

Gary Oldman - Mason Verger (Hannibal)

Gary Oldman é conhecido por muitos como o camaleão do cinema, por mudar de forma a cada novo papel que aceita. De todos, o mais impressionante está em Hannibal, de 2001. No filme, ele interpreta Mason Verger, um homem que pretende se vingar do canibal vivido por Anthony Hopkins.

Verger tinha sido torturado e mutilado por Hannibal Lecter, e sua aparência é digna de pesadelos. Confinado em uma cadeira de rodas, ele tem todo seu rosto corroído. A maquiagem levava seis horas para ser concluída, e o resultado final é espetacular.

Imagem de capa do item

Tilda Swinton - Dr. Josef Klemperer (Suspiria: A Dança do Medo)

Dentre vários atores e atrizes atualmente, é difícil encontrar um que se entregue tanto em seus papéis quanto Tilda Swinton - seja em filmes onde ela está "normal" ou longas em que ela está montada e transformada. Pegue, por exemplo, Suspiria: A Dança do Medo.

No filme, Tilda não interpreta apenas um, mas três personagens diferentes. De todos, o mais surpreendente é o Doutor Josef Klemperer, um psicólogo idoso. A transformação foi tão bem feita que, durante meses, a equipe do filme insistia que o personagem era interpretado por outro ator.