10 atores ganhadores de Oscar que participaram de filmes da Marvel e da DC!
10 atores ganhadores de Oscar que participaram de filmes da Marvel e da DC!
Ainda que muitos vejam filmes de super-heróis como entretenimento marginal e sem grande profundidade, é inegável que há uma qualidade sendo desenvolvida nesse tipo de cinema nos últimos anos. Basta olhar para seus artistas!
Para essa lista, selecionamos atores reconhecidos que já tinham ganhado o Oscar de Melhor Ator (ou Atriz, com exceção dos coadjuvantes) quando interpretaram heróis, vilões ou personagens secundários em filmes da Marvel e da DC!
Estamos excluindo, contudo, atores que vieram a ganhar seus prêmios por personagens interpretados dentro dos filmes mencionados. Ou seja, até a próxima, Heath Ledger.
Anthony Hopkins
Ganhador de um merecidíssimo Prêmio da Academia por sua brilhante interpretação como Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes, Anthony Hopkins figura entre alguns dos atores imortais que já interpretou algum personagem de quadrinhos.
E ninguém seria mais digno para um ator de tal porte como Odin, o Pai-de-Todos, parte fundamental dos dois filmes estrelados pelo Thor.
Halle Berry
Ainda que Halle Berry tenha sido um pouco ofuscada nos filmes da franquia X-Men, e sua participação no filme da Mulher-Gato dispense qualquer comentário, a atriz já foi uma sortuda ganhadora do Oscar de 2001.
Sua performance no filme A Última Ceia lhe rendeu um digno Oscar de melhor atriz. Esperamos que, num futuro, ela possa voltar para os filmes de HQs, seja em X-Men ou não, com o peso que merece.
Marlon Brando
Um gênio imortal do cinema, Marlon Brando foi consagrado por suas diversas interpretações em filmes lendários. Sobretudo, vale destacar Sindicato dos Ladrões, de 1954 e o mítico O Poderoso Chefão, de 1972, que lhe renderam dois prêmios da academia.
E seis anos depois de seu segundo Oscar, Brando faria uma pequena e icônica participação como Jor-El, o pai do Superman, no primeiro filme do herói estrelado por Christopher Reeve.
Jeff Bridges
Jeff Bridges definitivamente marcou o Universo Cinematográfico da Marvel por ser o primeiro vilão a figurar nessa leva de filmes, em 2008, como Monge de Ferro no filme do Vingador Dourado.
No mesmo ano, Bridges ganhou um Oscar por melhor atuação no filme Coração Louco, onde ele interpreta um alcoólatra que já havia sido cantor de country.
Nicolas Cage
Despedida em Las Vegas foi um marco na carreira de Nicolas Cage. O filme lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator no ano de 1995, e por causa de seu papel no longa, foi consagrado um dos atores mais promissores da década.
Contudo, o milênio virou e Cage começou a se enveredar em papéis terríveis. Destaque para os dois filmes do Motoqueiro Fantasma. Fugindo dessa leva de papeis ruins, temos sua aparição em Kick-Ass (ainda que ela não conte como sendo Marvel ou DC).
Sally Field
Uma das melhores coisas da franquia Espetacular Homem-Aranha foi poder ver a linda e poderosa Sally Field no papel de Tia May nos dois filmes lançados em 2012 e 2014.
Contudo, Sally é reconhecida por papeis ainda mais profundos, como Norma Rae no filme homônimo de 1979 e a Edna Spalding de Um Lugar no Coração (1984).
Jack Nicholson
Um ator esplêndido, Jack Nicholson tinha conquistado o mundo em sua performance em Um Estranho no Ninho, de 1975, que lhe garantiu a estatueta de Melhor Ator no ano seguinte.
E eis que ele foi responsável por viver o Coringa no filme de 1989 de Tim Burton sobre o Homem-Morcego.
Kevin Spacey
Muitos podem criticar o que quiserem de Superman: O Retorno, mas ver o grandioso Kevin Spacey no papel de Lex Luthor é algo que não tem preço.
Antes disso, em 1999, o ator foi consagrado por seu papel em Beleza Americana, e inclusive ganhou um Oscar por ele.
Michael Douglas
Michael Douglas é outro talentosíssimo ator que conseguiu facilmente entrar na Marvel em um papel especial dentro da franquia estabelecida do MCU. Ganhador do Oscar em 1987 pelo filme Wall Street, ele também foi o produtor de Um Estranho no Ninho, Melhor Filme de 75.
Agora, ele retornou esse ano como Hank Pym, o Homem-Formiga original, no filme solo do diminuto e homônimo personagem.
Ben Kingsley
Apenas Ben Kingsley conseguiria interpretar um ator que por sua vez, interpreta um vilão, em Homem de Ferro 3. Brincadeiras à parte, ainda que o personagem tenha causado revolta nos fãs, o Mandarim - ou melhor, Trevor Slattery foi uma peça fundamental no filme e em seu subsequente curta-metragem, All Hail the King.
Em 1982, o ator ganhou o Oscar de Melhor Ator por interpretar ninguém menos que Gandhi, na cinebiografia do pacificador indiano.