10 atores de filmes de heróis envolvidos em causas nobres!

Capa da Publicação

10 atores de filmes de heróis envolvidos em causas nobres!

Por Equipe Legião dos Heróis

Além de interpretarem mocinhos, ajudantes ou vilões em adaptações de super-heróis nos cinemas, alguns atores desse gênero de filmes realmente se engajam em causas sociais, políticas, ambientais e muitas outras.

Graças a esses seres, o mundo aos pouquinhos pode se tornar um pouco melhor para se viver. Vamos conhecer eles e um pouco de suas causas?

Imagem de capa do item

George Clooney

O Batman de Batman & Robin (1997) é um ativista humanitário e engajado em causas sociopolíticas.

Ele trabalha no projeto “Not On Our Watch”, algo como “Não Na Nossa Presença” (em tradução livre), que é dedicada a prevenir genocídios.

Além disso, Clooney já organizou um Teleton para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti em 2010 e, em 2012, ele foi preso porque estava protestando na embaixada sudanesa em Washington, nos Estados Unidos. O motivo eram as ações do presidente Omar al Bashir.

Na ocasião, o ator queria que o Sudão “parasse de matar e atacar indiscriminadamente homens, mulheres e crianças”.

Imagem de capa do item

Robert Redford

Robert Redford atuou em Capitão América: Soldado Invernal como Alexander Pierce, um dos principais antagonistas do filme. Na vida real, ele também é uma figura forte, engajado em uma campanha que quer proteger o deserto norte-americano de Utah.

Ele também foi diretor do “Natural Resources Defense Council” (“Conselho de Defesa dos Recursos Naturais”) por 30 anos. Nesse importante órgão ambiental dos Estados Unidos, ele facilitava projetos para diminuir o aquecimento global com apoio político sempre que possível, pois o ator incitava as prefeituras dos estados a participar das causas.

Imagem de capa do item

Don Cheadle

O James Rhodes (ou Máquina de Combate) da Marvel é associado à organização “Enough” (ou “Basta!”), voltada a denuncia de crimes cometidos no Sudão. Isso porque o astro da Marvel atuou em um filme chamado Hotel Ruanda (de 2004), onde um dono de hotel abrigou mais de mil refugiados em um período complicado da Ruanda.

Ao lado de Clooney, ele também foi um dos co-fundadores do Not On Our Watch e escreveu um livro com o mesmo nome com o ativista de direitos humanos John Prendergast, onde ele compilou informações sobre a crise de Darfur e maneiras como as pessoas poderiam ajudar nessa causa.

Imagem de capa do item

Kevin Costner

O Jonathan Kent de O Homem de Aço de 2013 é um cidadão preocupado com o meio ambiente e adepto das tecnologias limpas. Kevin Costner também é um empresário, dono de uma empresa que desenvolve sistemas de tratamento de água no mar, a “Ocean Therapy Solutions” (“Soluções para a Terapia do Mar”, em tradução livre).

Com o incidente da British Petroleum (BP) em 2010 no Golfo do México, Costner foi convidado para uma audiência com a subcomissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Americana, onde ofereceu ajuda para limpar o mar com uma máquina especial desenvolvida por sua companhia. O equipamento, neste caso, seria capaz de separar a água do petróleo.

Imagem de capa do item

Ben Affleck

O mais recente Batman dos cinemas apoia causas muito específicas e interessantes. Uma delas é uma organização chamada A-T Children’s Project, que pesquisa uma doença rara neurodegenerativa que afeta crianças.

Affleck também é um dos fundadores da ONG “Eastern Congo Initiative”, que tem como objetivo dar suporte a outras organizações de caridade que atuam no Congo. O objetivo é oferecer recursos a fazendeiros e facilitar parcerias com empresas de grande porte que podem ajudar os moradores.

Imagem de capa do item

Edward Norton

O astro de “O Incrível Hulk” de 2008 é, por herança, um ativista social e ambiental. Isso porque seu pai e avô lutavam por essas causas e Norton continuou com esse legado. Se tornou embaixador da Organização das Nações Unidas lutando pela biodiversidade e é membro de algumas ONGs, dentre elas uma chamada Enterprise Community Partners (ou “Parceiros da Comunidade Empresarial”).

A instituição tem como objetivo financiar a construção de moradias de baixo custo para famílias sem muito poder aquisitivo. Ele ainda é o presidente da Fundação de Conservação da Vida Selvagem Maasai e já arrecadou mais de 1 milhão de dólares depois de participar de uma maratona em Nova Iorque revertendo o ganho para comunidades locais no Quênia; e investe para preservar o Grand Canyon.

Imagem de capa do item

Morgan Freeman

Outro ator de Batman, mas dessa vez, um amigo do herói. Morgan Freeman interpretou Lucius Fox em Batman: O Cavaleiro das Trevas de 2008. Mas na vida real, ele representou campanhas globais como a One Earth (Uma Terra), cujo principal objetivo era aumentar a conscientização ambiental.

Freeman também organizou um leilão online para ajudar a Cruz Vermelha americana e criou um livro de receitas com contribuição de várias outras celebridades, chamado “Morgan Freeman and Friends: Caribbean Cooking for a Cause”. Toda a arrecadação foi doada ao Grenada Relief Fund, uma instituição de caridade que o ator ajudou a criar depois que os furacões Ivan e Emily destruíram uma ilha caribenha em 2004.

Ele também é engajado em causas que lutam pelos amigos de quatro patas do homem, doando fundos para instituições com a finalidade de proteger e resgatar animais.

Imagem de capa do item

Mark Ruffalo

O atual Hulk dos filmes da Marvel é um forte militante de causas sociais, apoiando o aborto e causas LGBTQ+. Ele também é um defensor de energias renováveis e fundador da Water Defense. Ele faz parte do “The Solutions” (ou “As Soluções”) que tem como objetivo acelerar a aplicação do uso de energias renováveis, incluindo a eólica e a solar, nos Estados Unidos.

Por fim, já se envolveu em causas brasileiras também, em 2014, quando apoiou publicamente a candidata a presidência Marina Silva, já que a mulher e ele compartilhavam posições ambientalistas na campanha. O ator, contudo, retirou o apoio quando descobriu o que Marina pensava sobre casamento gay e aborto.

Imagem de capa do item

Cate Blanchett

A Hela de Thor: Ragnarok (2017) faz o que pode para reduzir a emissão de carbono e já até instalou painéis de energia solar em sua casa. Ela é também associada da Fundação Australiana de Conservação e é uma forte entusiasta de discussões sobre mudanças climáticas.

Blanchett é uma inspiração também para a companhia de teatro em que atua, em Sidney, Austrália, que copiou a atitude da atriz e também instalou painéis de energia solar em suas estruturas. Além disso, a estrela também reduziu em 20% o consumo domestico de água e luz.

Ela comanda o projeto Hora do Planeta na Austrália, que faz um apelo para que a capital australiana desligue as luzes de suas casas e centros comerciais durante 60 minutos. Blanchett pode ser vista, inclusive, em muitas manifestações e passeatas em prol do meio ambiente. Nessas ocasiões, ela ainda faz doações generosas às associações.

Imagem de capa do item

Scarlett Johansson

Nossa Viúva Negra do Universo Cinematográfico da Marvel foi embaixadora da Oxfam por oito anos. Já chegou a faltar em uma cerimônia do Oscar para visitar a Índia e o Sri Lanka. Na ocasião, ela visitou uma escola financiada pela Oxfam e se envolveu em projetos em prol da saúde e contra a violência doméstica.

Johansson também ajudou vítimas do furacão Katrina distribuindo alimentos da USA Harvest aos desabrigados. Para a atriz, servir à caridade é um serviço muito gratificante. Ela também visitou a Ruanda em 2008 para aumentar a conscientização sobre a AIDS em nações africanas.

O projeto Soles4Souls, que doa 1 par de sapatos a cada 13 segundos em mais de 120 países, também conta com a contribuição da estrela. Ela doa e defende e causa e já doou mais de 2000 pares de sapatos para a organização.