10 atores da comédia que se deram bem em papéis dramáticos

Capa da Publicação

10 atores da comédia que se deram bem em papéis dramáticos

Por Evandro Lira

Eles são mais conhecidos e lembrados pelos seus papéis cômicos, seja no cinema ou na TV. Mas por vezes, eles decidiram se desafiar e nos dar a oportunidade de vê-los com uma máscara diferente.

Nesta lista, você vai conferir 10 atores da comédia que se aventuraram por papéis dramáticos e foram extremamente bem-sucedidos. Confira!

Imagem de capa do item

Jim Carrey

Um dos atores mais populares dos anos 90, Jim Carrey vinha de papéis como Ace Ventura, Débi & Lóide e O Máskara quando decidiu enveredar por alguns papéis dramáticos no final daquela década.

Depois de ter mostrado um lado mais sério em O Show de Truman e feito um retrato emocional de Andy Kaufman em O Mundo de Andy, Carrey surpreendeu a todos ao se colocar em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, filme de 2004. Seu papel neste longa de Michael Gondry é simplesmente fantástico, e apenas um ator de alto nível poderia desempenhar.

Imagem de capa do item

Kristen Wiig

Do Saturday Night Live para filmes como Missão Madrinha de Casamento e Caça-Fantasmas, a comediante Kristen Wiig também já se aventurou por papéis mais dramáticos.

No filme Irmãos Desastre de 2014, a atriz atua ao lado do também comediante Bill Hader, onde ambos interpretam gêmeos afastados que escapam da morte no mesmo dia. Maggie, a personagem de Wiig, é uma mulher infeliz apesar de estar casada com um homem que faz de tudo por ela. A atriz foi bastante elogiada e recebeu diversas indicações a prêmios, provando que pode ser versátil.

Imagem de capa do item

Will Ferrell

Will Ferrell também ganhou fama ao atuar no programa de comédia Saturday Night Live, e esteve em filmes como Zoolander, Elf, Anchorman e mais. Porém, em 2010, ele surpreendeu ao mostrar seu lado mais sério e dramático no filme Pronto Para Recomeçar.

No longa Ferrell interpreta um homem que após ser demitido do emprego de vendedor - em boa parte devido ao alcoolismo - descobre que foi despejado de sua própria casa pela esposa. A performance do ator foi amplamente elogiada como a melhor coisa do filme.

Imagem de capa do item

Robin Williams

O saudoso Robin Williams é uma verdadeira persona do cinema. Com sua habilidade em transformar papéis cômicos em algo emocional e papéis dramáticos imbuídos de humor, Williams tem algumas atuações marcantes que se beneficiam desse mix.

Entre elas, estão o Mork da sitcom Mork & Mindy, o Gênio de Aladdin, o pai de Uma Babá Quase Perfeita, o psicólogo de Gênio Indomável e o professor de A Sociedade dos Poetas Mortos.

Imagem de capa do item

Eddie Murphy

Eddie Murphy é daqueles atores que estão "presos" na comédia, mas que já provou que consegue mandar muito bem em papéis mais sérios. No filme Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho, de 2006, ele interpreta um cantor de soul que precisa lidar com a decadência da carreira enquanto sua amante começa a alcançar o estrelato.

Por sua atuação, Murphy ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e ainda conquistou uma indicação ao Oscar.

Imagem de capa do item

Melissa McCarthy

Famosa pelas comédias da última década, como Missão Madrinha de Casamento, A Espiã que Sabia de Menos, Caça-Fantasmas e As Bem-Armadas, a atriz Melissa McCarthy experimentou nos últimos dois anos fazer alguns papéis dramáticos.

Em Rainhas do Crime, por exemplo, McCarthy vive uma esposa e mãe dedicada que entra no mundo criminal e se dá conta de que é extremamente habilidosa. Porém, foi com Você Poderia Me Perdoar?, de 2018, que a atriz conquistou a crítica. No filme, que lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar - a primeira foi por Missão Madrinha de Casamento - McCarthy interpreta a história verdadeira de uma biógrafa que passa a falsificar carta de artistas depois que seus negócios vão mal.

Imagem de capa do item

Whoopi Goldberg

Aqui está um caso inverso dos outros atores desta lista. A atriz Whoopi Goldberg começou sua carreira no cinema a partir de um papel dramático e depois foi fazendo seu nome na comédia.

Hoje, a maioria a conhece por seus papéis divertidos em Mudança de Hábito e Corina, Corina, por exemplo. Mas Goldeberg surgiu no drama A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, onde foi indicada ao Oscar por sua interpretação. Posteriormente, a atriz ganhou o Oscar por seu papel coadjuvante em Ghost: Do Outro Lado da Vida.

Imagem de capa do item

Steve Carell

O sempre divertido Steve Carell é mais conhecido por suas performances em The Office, O Virgem de 40 Anos, e entre outras comédias queridas. Porém, mais de uma vez, o astro mostrou seu potencial dramático em cena.

Filmes que misturam comédia e drama como Pequena Miss Sunshine e Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo já indicavam o que o ator era capaz, mas longas como Foxcatcher, de 2014, em que Carell aparece irreconhecível foi certamente algo para se prestar atenção. O ator recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel.

Alguns anos depois, Carell atuou no drama Querido Menino, da Amazon, e no programa da Apple TV+, The Morning Show.

Imagem de capa do item

Jennifer Aniston

Em Cake - Uma Razão para Viver, filme de 2014, pudemos assistir Jennifer Aniston em uma rara performance dramática. Conhecida por filmes como Família do Bagulho, O Todo Poderoso, Quero Matar meu Chefe e, claro, por Friends, a atriz decidiu sair da zona de conforto e foi muito bem sucedida, sendo amplamente aclamada pela crítica e conquistando indicações para o Prêmio do Sindicado dos Atores e para o Globo de Ouro.

Em 2019, a atriz voltou a fazer um papel dramático na série da Apple TV+, The Morning Show, que a levou a vencer o Prêmio do Sindicato dos Atores em 2020.

Imagem de capa do item

Adam Sandler

Ele é conhecido pelo famigerado gênero "comédia besteirol", mas você ficaria surpreso em ver o que Adam Sandler consegue fazer em papéis dramáticos. Para todos eles, é claro, o ator consegue imprimir um toque cômico de leve, como por exemplo em seu papel no filme de Paul Thomas Anderson, Embriagado de Amor.

Mas foi mesmo com o filme de 2019, Jóias Brutas, que Sandler mostrou seu talento dramático formidável. O astro foi ovacionado pela crítica no papel de um joalheiro viciado em jogos de azar, chegando a ganhar diversos prêmios pelo caminho. Há quem questione a ausência do ator nas indicações do Oscar deste ano.