10 atores da comédia que se deram bem em papéis dramáticos
10 atores da comédia que se deram bem em papéis dramáticos
Artistas versáteis!
Eles são mais conhecidos e lembrados pelos seus papéis cômicos, seja no cinema ou na TV. Mas por vezes, eles decidiram se desafiar e nos dar a oportunidade de vê-los com uma máscara diferente.
Nesta lista, você vai conferir 10 atores da comédia que se aventuraram por papéis dramáticos e foram extremamente bem-sucedidos. Confira!
Jim Carrey
Um dos atores mais populares dos anos 90, Jim Carrey vinha de papéis como Ace Ventura, Débi & Lóide e O Máskara quando decidiu enveredar por alguns papéis dramáticos no final daquela década.
Depois de ter mostrado um lado mais sério em O Show de Truman e feito um retrato emocional de Andy Kaufman em O Mundo de Andy, Carrey surpreendeu a todos ao se colocar em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, filme de 2004. Seu papel neste longa de Michael Gondry é simplesmente fantástico, e apenas um ator de alto nível poderia desempenhar.
Kristen Wiig
Do Saturday Night Live para filmes como Missão Madrinha de Casamento e Caça-Fantasmas, a comediante Kristen Wiig também já se aventurou por papéis mais dramáticos.
No filme Irmãos Desastre de 2014, a atriz atua ao lado do também comediante Bill Hader, onde ambos interpretam gêmeos afastados que escapam da morte no mesmo dia. Maggie, a personagem de Wiig, é uma mulher infeliz apesar de estar casada com um homem que faz de tudo por ela. A atriz foi bastante elogiada e recebeu diversas indicações a prêmios, provando que pode ser versátil.
Will Ferrell
Will Ferrell também ganhou fama ao atuar no programa de comédia Saturday Night Live, e esteve em filmes como Zoolander, Elf, Anchorman e mais. Porém, em 2010, ele surpreendeu ao mostrar seu lado mais sério e dramático no filme Pronto Para Recomeçar.
No longa Ferrell interpreta um homem que após ser demitido do emprego de vendedor - em boa parte devido ao alcoolismo - descobre que foi despejado de sua própria casa pela esposa. A performance do ator foi amplamente elogiada como a melhor coisa do filme.
Robin Williams
O saudoso Robin Williams é uma verdadeira persona do cinema. Com sua habilidade em transformar papéis cômicos em algo emocional e papéis dramáticos imbuídos de humor, Williams tem algumas atuações marcantes que se beneficiam desse mix.
Entre elas, estão o Mork da sitcom Mork & Mindy, o Gênio de Aladdin, o pai de Uma Babá Quase Perfeita, o psicólogo de Gênio Indomável e o professor de A Sociedade dos Poetas Mortos.
Eddie Murphy
Eddie Murphy é daqueles atores que estão "presos" na comédia, mas que já provou que consegue mandar muito bem em papéis mais sérios. No filme Dreamgirls: Em Busca de Um Sonho, de 2006, ele interpreta um cantor de soul que precisa lidar com a decadência da carreira enquanto sua amante começa a alcançar o estrelato.
Por sua atuação, Murphy ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante e ainda conquistou uma indicação ao Oscar.
Melissa McCarthy
Famosa pelas comédias da última década, como Missão Madrinha de Casamento, A Espiã que Sabia de Menos, Caça-Fantasmas e As Bem-Armadas, a atriz Melissa McCarthy experimentou nos últimos dois anos fazer alguns papéis dramáticos.
Em Rainhas do Crime, por exemplo, McCarthy vive uma esposa e mãe dedicada que entra no mundo criminal e se dá conta de que é extremamente habilidosa. Porém, foi com Você Poderia Me Perdoar?, de 2018, que a atriz conquistou a crítica. No filme, que lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar - a primeira foi por Missão Madrinha de Casamento - McCarthy interpreta a história verdadeira de uma biógrafa que passa a falsificar carta de artistas depois que seus negócios vão mal.
Whoopi Goldberg
Aqui está um caso inverso dos outros atores desta lista. A atriz Whoopi Goldberg começou sua carreira no cinema a partir de um papel dramático e depois foi fazendo seu nome na comédia.
Hoje, a maioria a conhece por seus papéis divertidos em Mudança de Hábito e Corina, Corina, por exemplo. Mas Goldeberg surgiu no drama A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, onde foi indicada ao Oscar por sua interpretação. Posteriormente, a atriz ganhou o Oscar por seu papel coadjuvante em Ghost: Do Outro Lado da Vida.
Steve Carell
O sempre divertido Steve Carell é mais conhecido por suas performances em The Office, O Virgem de 40 Anos, e entre outras comédias queridas. Porém, mais de uma vez, o astro mostrou seu potencial dramático em cena.
Filmes que misturam comédia e drama como Pequena Miss Sunshine e Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo já indicavam o que o ator era capaz, mas longas como Foxcatcher, de 2014, em que Carell aparece irreconhecível foi certamente algo para se prestar atenção. O ator recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel.
Alguns anos depois, Carell atuou no drama Querido Menino, da Amazon, e no programa da Apple TV+, The Morning Show.
Jennifer Aniston
Em Cake - Uma Razão para Viver, filme de 2014, pudemos assistir Jennifer Aniston em uma rara performance dramática. Conhecida por filmes como Família do Bagulho, O Todo Poderoso, Quero Matar meu Chefe e, claro, por Friends, a atriz decidiu sair da zona de conforto e foi muito bem sucedida, sendo amplamente aclamada pela crítica e conquistando indicações para o Prêmio do Sindicado dos Atores e para o Globo de Ouro.
Em 2019, a atriz voltou a fazer um papel dramático na série da Apple TV+, The Morning Show, que a levou a vencer o Prêmio do Sindicato dos Atores em 2020.
Adam Sandler
Ele é conhecido pelo famigerado gênero "comédia besteirol", mas você ficaria surpreso em ver o que Adam Sandler consegue fazer em papéis dramáticos. Para todos eles, é claro, o ator consegue imprimir um toque cômico de leve, como por exemplo em seu papel no filme de Paul Thomas Anderson, Embriagado de Amor.
Mas foi mesmo com o filme de 2019, Jóias Brutas, que Sandler mostrou seu talento dramático formidável. O astro foi ovacionado pela crítica no papel de um joalheiro viciado em jogos de azar, chegando a ganhar diversos prêmios pelo caminho. Há quem questione a ausência do ator nas indicações do Oscar deste ano.