10 artistas brasileiros que são famosos no exterior
10 artistas brasileiros que são famosos no exterior
É muito fácil encontrar brasileiros em qualquer canto, inclusive na indústria do entretenimento!
Se existem brasileiros em todo canto do mundo, é claro que esse fenômeno também se repetiria na indústria cinematográfica. Além de serem grandes nomes do cenário nacional, diversos artistas que nasceram no Brasil conquistaram prestígio na gringa participando de projetos lá fora, ultrapassando as fronteiras da fama.
Pensando nisso, selecionamos 10 artistas brasileiros que são famosos no exterior!
Rodrigo Santoro
Rodrigo Santoro é o tipo de ator brasileiro que não precisa de muitas apresentações. Nascido no Rio de Janeiro, o astro começou sua carreira participando de novelas da TV Globo e outras produções nacionais, como o filme Bicho de Sete Cabeças (2000), mas foi quando ele se viu em Hollywood que seu nome se tornou um grande expoente de artistas brasileiros bem-sucedidos na gringa.
Entre os projetos mais conhecidos de Santoro no exterior estão os filmes 300 (2006), As Panteras Detonando (2003) e Simplesmente Amor (2003), e a série Westworld (2016-2022).
Wagner Moura
Outro artista nacional que é extremamente prestigiado no exterior é Wagner Moura. O ator nasceu na Bahia, local onde começou sua trajetória na profissão até se tornar um dos nomes mais influentes do cenário nacional.
Por aqui, Wagner é conhecido por suas performances em novelas como Paraíso Tropical (2007) e por sua atuação como Capitão Nascimento em Tropa de Elite (2007). Já na gringa, o ator conquistou prestígio participando de produções como a série Narcos (2015-2017), onde interpretou o famoso chefão do tráfico Pablo Escobar. Além disso, Moura esteve recentemente na série Iluminadas, do Apple TV+, e Agente Oculto, filme dos Irmãos Russo para a Netflix.
Fernanda Montenegro
Apesar de não ter construído sua carreira na gringa, a atriz Fernanda Montenegro é reconhecida internacionalmente por sua extensa contribuição à sétima arte. Considerada a grande dama da dramaturgia brasileira, a artista tem um currículo recheado de produções diversificadas, que vão desde novelas até filmes premiados mundialmente, como Central do Brasil (1998).
Foi pelo filme de Walter Salles, inclusive, que Montenegro conquistou uma histórica indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1999, tornando-se a primeira brasileira a ser indicada à categoria. Além disso, ela também recebeu indicações ao Globo de Ouro por seu papel em Central do Brasil.
Entre os filmes mais populares da carreira de Fernanda Montenegro estão os longas O Auto da Compadecida (2000), Eles Não Usam Black-tie (1981), A Hora da Estrela (1985) e O Que É Isso, Companheiro? (1997).
Sônia Braga
Além de ser uma das atrizes mais bem-sucedidas do cinema nacional, Sônia Braga construiu uma carreira exemplar no exterior. Nascida no Paraná, a atriz fez história ao ser indicada três vezes ao Globo de Ouro, além de carregar consigo um currículo extremamente versátil e premiado.
Aqui no Brasil, Sônia é conhecida por produções como Aquarius (2016), Bacurau (2019), Gabriela, Cravo e Canela (1983) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976). Já na gringa, a atriz esteve em filmes como Extraordinário (2017), Casamento Armado (2022), Luar Sobre Parador (1988) e O Beijo da Mulher Aranha (1985), longa indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1986. Ela também participou de episódios da série Sex and the City (1998-2004), um grande sucesso da HBO.
Alice Braga
Mais uma artista que construiu uma carreira internacional de prestígio é Alice Braga. Conhecida por aqui especialmente por sua performance no clássico Cidade de Deus (2002), a atriz paulista é uma grande representante nacional na gringa, onde segue participando de diversos projetos diferentes.
No exterior, Braga esteve em produções como Eu Sou a Lenda (2007), O Esquadrão Suicida (2021), Os Novos Mutantes (2020) e Elysium (2013).
Bruna Marquezine
Prestes a fazer sua estreia em Hollywood, a atriz Bruna Marquezine começou sua carreira artística ainda na infância e já participou de novelas como Mulheres Apaixonadas (2003), Em Família (2014), América (2005) e Deus Salve o Rei (2018), além de outras produções nacionais.
Nascida no Rio de Janeiro, Marquezine é uma das estrelas de Besouro Azul, novo filme da DC que contará a história de origem de Jaime Reyes (Xolo Maridueña). O projeto é um divisor de águas na carreira da atriz, que segue como uma das mais promissoras de sua geração.
Seu Jorge
Grande nome da música popular brasileira, o cantor Seu Jorge também é um artista nacional que faz sucesso na gringa. Nascido no Rio de Janeiro, ele construiu sua carreira artística se dividindo entre os palcos musicais e os teatrais, tornando-se um influente nome no cenário musical e cinematográfico.
Seu Jorge ganhou reconhecimento internacional por participar de filmes como A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), longa dirigido por Wes Anderson, e Abe (2019), onde ele contracenou com o ator Noah Schnapp, o Will de Stranger Things. Além disso, claro, sua carreira como cantor também é conhecida mundialmente, e ele já conquistou prêmios importantes, como o Grammy Latino.
Morena Baccarin
Morena Baccarin é mais um exemplo de artista brasileira que consolidou sua carreira na gringa. Nascida no Rio de Janeiro, a atriz tem um currículo mais voltado para produções internacionais por ter se mudado para os Estados Unidos ainda na infância. Ainda assim, ela participou recentemente de alguns episódios da série Sessão de Terapia, programa brasileiro estrelado por Selton Mello.
No exterior, Morena Baccarin é conhecida por suas performances nos filmes do Deadpool, além das séries Gotham (2014-2019) e Homeland (2011-2020).
Henry Zaga
O ator Henry Zaga, nascido em Brasília, também construiu sua carreira artística no exterior. Apesar de já ter feito produções nacionais, como o recente filme Depois do Universo (2022), o jovem astro começou a se destacar no cenário internacional após participar da série Teen Wolf (2011-2017).
Depois disso, Zaga já esteve nos programas 13 Reasons Why (2017-2020) e Quem é Você, Alasca? (2019), ambos adaptações de obras literárias de sucesso. Ele também participou de Os Novos Mutantes (2020) como Roberto da Costa, o Mancha Solar.
Lino Facioli
O ator Lino Facioli saiu de Ribeirão Preto, em São Paulo, diretamente para os cenários de Westeros na série Game of Thrones (2011-2019), produção que impulsionou sua carreira artística na gringa. Ele ficou conhecido, tanto aqui quanto lá fora, por ter interpretado o Lorde Robin Arryn no programa da HBO.
Além disso, Facioli também participou da série Sex Education (2019-2023) e do filme O Pior Trabalho do Mundo (2010), sua estreia nas telonas no exterior. Aqui no Brasil, ele fez o longa O Menino no Espelho (2014).