10 artefatos mais poderosos da mitologia de Star Wars!
10 artefatos mais poderosos da mitologia de Star Wars!
Tesouros sem preço!
O universo de Star Wars é vasto e populoso, com suas próprias lendas, períodos históricos e tesouros lendários, que de tão raros e poderosos, estão acima de qualquer preço. Alguns destes artefatos tem o poder de conjurar as trevas. Outros de manifestar suprema luz, e também há aqueles que oferecem um conhecimento precioso.
Nessa lista, vamos viajar pelos vários cânones de Star Wars e conhecer alguns deles!
Holocron Jedi
Holocrons são pequenas caixas que contém um vasto conhecimento dentro delas, que podem ser acessados na forma de hologramas interativos. Os Jedi costumavam guardar em seus Holocrons segredos antigos da ordem, sua história, informações preciosas , mensagens importantes e até mesmo métodos de combate e de treino para se tornarem ainda mais próximos da Força unificadora que lhes dá o seu poder.
Para impedir que caíssem em mãos erradas e que seus segredos vazassem, cada Holocron possuía fortes mecanismos de defesa, tanto místicos quanto tecnológicos. Na época da velha república, podiam ser encontrados no templo Jedi de Coruscant, mas após a subida do Império ao poder, foram quase todos destruídos.
A última vez que um Holocron foi visto foi nas mãos do garoto Ezra Bridger, em Star Wars: Rebels.
Holocron Sith
Tudo o que se disse do Holocron Jedi pode ser aplicado à sua versão Sith, mas com um agravante: geralmente, a única coisa que aguarda todos aqueles que tentarem acessar seus conhecimentos sombrios sem autorização é uma morte extremamente dolorosa inflingida pela própria caixa.
Assim como os dos Jedi, os Holocrons Sith possuiam um sistema de inteligência artificial para lidar com aqueles que conseguissem ter acesso ao seu conteúdo. Seu poder vem de um cristal em seu centro, de cor vermelha, provavelmente um cristal Kyber que "sangrou" para servir como fonte de energia ao aparelho.
Sabre Negro
Sim, existe um sabre de luz cuja lâmina é negra! Ele foi criado por Tarre Vizsla, o primeiro mandaloriano a fazer parte da ordem Jedi. Com ele, Vizsla unificou seu povo e lutou pela justiça em sua época como um poderoso cavaleiro Jedi, e seu sabre de luz se tornou um símbolo de liderança e poder.
Após sua morte, o sabre negro foi mantido na sala de tesouros do templo Jedi, mas foi roubado pelos membros do clã Vizsla depois que a ordem foi destruída. Com ele, os Vizsla lideraram os Mandalorianos por muitos anos, até ele ter tomado por Darth Maul, que virou automaticamente o líder dos guerreiros durante as Guerras Clônicas.
Após muitas idas e vindas, o sabre negro foi parar nas mãos de Sabine Wren, como mostrado em Star Wars: Rebels.
Cristal Kyber
Os cristais Kyber são cristais dotados de vida própria através de sua profunda conexão com a Força. Eles são comumente usados para servirem como fonte de energia para os sabres de luz dos Jedi e dos Sith, mas também já foram explorados para energizar o poderoso canhão laser da Estrela da Morte.
Não existem cristais Kyber vermelhos. Eles só atingem essa coloração através de um ritual sinistro, que envolve matar um Jedi, roubar seu sabre de luz e fazer o cristal "sangrar". Para isso, um guerreiro maligno precisa entrar em um conflito mental dificílimo com ele, que resistirá à sua corrupção até o fim.
Eles nunca foram fáceis de se achar, mas se tornaram ainda mais raros depois que o Império passou a minerar os cristais para energizar sua estação espacial de combate.
Máscara de Darth Nihilus
Durante as antigas guerras mandalorianas, há milhares de anos, o lorde Sith Darth Nihilus se tornou obcecado em cultivar o poder do lado negro de maneiras alternativas para garantir que sempre fosse vencedor em qualquer combate. Não deu muito certo e ele teve seu corpo totalmente desintegrado, mas este não foi seu fim.
Usando o poder do lado sombrio, Nihilus conseguiu atrelar seu espírito à máscara que ele usava, que se tornou seu novo corpo. Diz a lenda que qualquer um que use a máscara herdará os poderes do Sith, mas também causará sua própria destruição no processo. Um artefato poderoso e mortal, sem dúvidas.
Talismã de Muur
O talismã de Muur é o santo graal dos Sith. Criado pelo lorde Sorzus Syn durante a era do mestre Sith Karness Muur, ele podia conceder a aquele que o usasse nada mais nada menos que a vida eterna.
E não é só isso: o dono do talismã também podia liberar uma praga letal sobre seus inimigos, os transformando em sem criaturas sem consciência própria chamadas Rakghoul, uma espécie de zumbi do universo de Star Wars.
Ninguém ouve falar desse talismã há quatro mil anos.
Dispersador Sith
Vocês já pararam para pensar como foi que os Jedi nunca perceberam que Sheev Palpatine era o lorde Sith que tanto procuravam, mesmo o tendo encontrado muitas e muitas vezes? Isso tem uma explicação, e está em um artefato Sith.
Usando uma poderosa relíqua chamada apenas de "dispersador da Força", um lorde Sith podia esconder e até selar seu poder, para que ninguém desconfiasse de suas verdadeiras intenções. Palpatine tinha um desses aparatos em seu escritório, e ele pode ser visto em A Vingança dos Sith se você prestar muita atenção. Uma jogada suja, mas efetiva.
Cristais da Força
Estes são artefatos bastante conhecidos por aqueles que jogaram a série de games Jedi Knight, estrelada pelo mercenário tornado Jedi Kyle Katarn e mais tarde por seu aprendiz, Jaden Korr.
Em Jedi Outcast, o Jedi Negro Desaan usou esses cristais para embuir pessoas com o poder do lado sombrio, transformando-as em armas. Exatamente: o uso desses cristais pode transformar alguém não-sensitivo à Força em alguém apto a usá-la.
Além de serem usados para aumentar os poderes da Força em um indivíduo, esses cristais também foram utilizados pelos Sith como fonte de energia para seus canhões laser e seus enormes cruzadores de combate.
Sabre de Luz de Exar Kun
Exar Kun já foi um poderoso Jedi, mas foi seduzido pelo lado sombrio e se tornou um Sith ainda melhor. Usando o conhecimento de um Holocron, ele construiu um sabre de luz de lâmina dupla e o embuiu com o poder do lado sombrio, matando seu antigo mestre com ele logo depois.
Apesar de seu poder, eventualmente Exar Kun foi derrotado, e seu sabre, perdido. Séculos mais tarde, ele foi encontrado em Yavin IV, próximo a academia Jedi de Luke Skywalker, o que possibilitou seu retorno e o tornou uma enorme dor de cabeça para o agora mestre Luke encarar.
Tudo isso aconteceu no antigo universo expandido, mas com a Disney brincando o tempo todo com esse material e recanonizando algumas coisas, não é impossível que ele volte a ser o centro das atenções futuramente.
Coroa da Verdade
A coroa da verdade é um artefato Jedi antiquíssimo, que remete diretamente aos primeiros anos da ordem. Trata-se de uma coroa embuída com o poder da Força, usada por um povo antigo para assegurar que seus líderes governassem com verdade e justiça.
O antigo mestre Jedi Tobar Ka-Teen o estudou por muitos anos, o levando até o planeta Auratera para tentar duplicar seus poderes, mas depois da ordem 66, nem o mestre e nem a coroa foram vistos novamente. Presume-se que ele esteja morto, e a coroa, impossível de destruir, tenha sido escondida.
Um jedi usando a coroa poderia compreender a Força e suas ramificações pelo universo de uma maneira muito mais profunda do que através de treinamento normal, destravando seus segredos e o tornando praticamente invencível em combate.