10 armas asgardianas tão poderosas quanto o Martelo do Thor
10 armas asgardianas tão poderosas quanto o Martelo do Thor
A mitologia asgardiana nos quadrinhos da Casa das Ideias sempre está se expandindo. O Reino Dourado trouxe excelentes histórias, personagens e artefatos para o Universo Marvel. E aqui, temos as 10 maiores e mais poderosas armas asgardianas das HQs, além do Martelo do Thor!
Menção Honrosa: Mjölnir
Por mais que a ideia da lista seja representar outras armas, é impossível não comentar um dos objetos de maior poder do Universo Marvel. O martelo encantado empunhado por todos aqueles dignos do poder do Thor, Mjölnir foi fabricado por anões a partir do material de uma estrela cadente. O martelo possui uma série de poderes próprios que são intensificados pelo uso nas mãos de Thor e de outros dignos.
Ele pode ajudar a gerar tempestades, criar vórtices dimensionais, ser utilizado como uma arma de força bruta, ajudar a criar encantamentos, funcionar como um grande imã magnético, e também pode ser utilizado para propelir o Deus do Trovão pelos ares, ajudando-o a voar.
Gram
Conhecida como a Espada da Verdade, Gram foi criada por Regin Hriedmarson, um nórdico que desejava se vingar de seu ganancioso irmão, que havia se tornado o dragão Fafnir. Regin presenteou a espada para Sigurd, o primeiro herói do mundo, e no processo, ela se tornou encantada.
Após milênios, a espada cairia nas mãos de ninguém menos que Loki. Ela é capaz de revelar as verdades mais profundas da alma de alguém com apenas um corte. Quando usada, ela não necessariamente mata ou fere alguém... contudo, as feridas provocadas pela verdade são muito mais dolorosas que as feridas físicas.
Hofund
Hofund é a poderosa espada que Heimdall possui em seu eterno cargo como vigilante de Asgard e da Bifrost, a Ponte do Arco-Íris. E ela não é apenas uma espada normal, uma vez que pode liberar uma série de poderes, sendo carregada por energia cósmica para produzir o fogo de várias estrelas queimando, por exemplo.
A espada também ajuda Heimdall a se disfarçar como humano quando viaja para a Terra. Em uma história recente, a espada foi perdida e parou nas mãos de um traficante humano, o que fez com que vários super-heróis da SHIELD coordenados por Phil Coulson tivessem de se unir para deter o empunhador de Hofund.
Gungnir
Poucas armas asgardianas são tão misteriosas quanto Gungnir, a lança ancestral de Odin. Inclusive, não há uma versão definitiva sobre a história de origem da lança, uma vez que vários mitos são empregados sobre sua criação, envolvendo anões e o próprio Odin.
Ela é utilizada de forma similar ao Mjölnir, o Martelo do Thor, e pode ser usada para disparar energia, além de ser feito do metal alienígena Uru e pode retornar às mãos de Odin sempre que ele desejar. Contudo, diferente do Mjölnir, a lança só funciona dessa forma pois é Odin quem a carrega, e não por ter poder próprio.
Machado Sangrento
O Machado Sangrento é, originalmente, a arma principal usada por Skurge, o Executor, um eterno auxiliar da feiticeira Encantor. Trata-se de um machado encantado de dois gumes, sendo capaz de conjurar inclusive fogo e gelo, e sendo responsável por incontáveis atos de terror nas mãos do vilão.
Posteriormente, seria descoberto que o próprio machado tem uma sede de sangue própria, o que faz com que ele acabe corrompendo o seu usuário para se tornar um assassino potente. No caso de Executor, isso é bem real quando pensamos que Skurge não é bem uma figura maligna, apenas corrompida.
Os Martelos dos Dignos
Não é apenas Thor que possui um martelo encantado com poderes incontáveis. Conjurados por Cul Borson, o deus asgardiano do medo, sete martelos caíram na Terra, e foram encontrados por oito "Dignos", que se tornaram destruidores terríveis em Midgard.
Os martelos dos dignos foram Skadi - empunhado pela filha do Caveira Vermelha -, Kuurth, o Destruidor de Pedras - Fanático -, Nul, o Destruidor de Mundos - Hulk -, Nerkkod, o Destruidor de Oceanos - Attuma -, Skirn, o Destruidor de Homens - Titânia -, Greithoth, o Destruidor de Vontades - Homem-Absorvente -, Mokk, o Destruidor da Fé - Gárgula Cinzenta - e Angrir, o Destruidor de Almas - Coisa.
Armamento abençoado
Para derrotar os Dignos, os heróis da Terra precisaram se preparar à altura... e com isso, ganharam uma série de atualizações feitas por Tony Stark ao lado dos anões que vivem em Asgard. Os novos trajes e armas não apenas aumentavam as habilidades dos heróis, como também eram potentes quando usadas em conjunto.
Porém, as armas por si só tinham pouca coisa de especial: eram armas normais de Asgard, feitas de uru. Contudo, é o que estava por trás delas que fazia a diferença: além de contarem com uma tecnologia especial de Tony, todas foram abençoadas por Odin, o que fez com que elas ganhassem seus devidos poderes.
Rompe-Tormentas
Empunhado por Bill Raio Beta, o alienígena Korbinita digno dos poderes do Thor, o Rompe-Tormentas é um martelo com poderes similares ao Mjölnir, abençoado pelo próprio Odin para consagrar o novo herói cósmico.
O martelo é feito de uru dourado, e portanto, é um pouco menos poderoso que o martelo do Thor, mas é empunhado com completa dignidade por Bill, o que o torna uma arma muito especial dentro da mitologia asgardiana.
Jarnbjorn
Antes de Thor ser digno de carregar Mjölnir, ele usava um machado chamado Jarnbjorn, o "Urso de Ferro". O machado foi criado pelos mesmos anões que fizeram o Mjölnir, e possuía suas próprias habilidades secretas, assim como todas as armas asgardianas.
Depois que abençoou o machado com seu próprio sangue, Thor descobriu que o objeto era poderoso o suficiente para despedaçar a armadura de um Celestial. Depois que o Deus do Trovão perdeu sua dignidade e não pôde mais levantar Mjölnir, ele voltou a empunhar Jarnbjorn para proteger Asgard e a Terra!
Destruidor
Diferente de todas as outras armas da lista, o Destruidor é uma arma que, apesar de não ter vida "própria", demonstra lapsos de consciência, o suficiente para se rebelar contra seus criadores - Odin, que havia criado a armadura encantada de Uru do Destruidor para proteger Asgard - e se tornar um vilão do Thor, seja comandado por outro vilão ou por vontade própria.
O Destruidor é um ser poderosíssimo, capaz de disparar rajadas de energia destrutiva sem limites, além de sua força monumental. Para se ter uma ideia, Thor já chegou a oferecê-lo como arauto de Galactus para que ele pudesse libertar o Senhor do Fogo, outro arauto cósmico do Devorador de Mundos.
A Espada de Odin
Apesar de Mjölnir ser claramente a arma asgardiana mais famosa, ele sequer chega aos pés da Espada de Odin, um item tão poderoso que deve ser protegido a sete chaves dentro do palácio de Asgard. Quando retirada de sua bainha, a espada gigante pode dar fim à existência do universo.
Quando em momentos de necessidade, Odin pode entrar em sua armadura especial e crescer a um tamanho enorme, sendo capaz de empunhar a espada, como ele já o fez uma vez para enfrentar uma horda de Celestiais.