10 animes que fizeram referência ao Brasil!
10 animes que fizeram referência ao Brasil!
Referências e homenagens a certos personagens ou culturas já se tornaram comuns em diversas mídias. Apesar das culturas oriental e norte-americana estarem mais difundidas, nosso país também já recebeu suas homenagens ao redor do mundo.
Aqui estão 10 exemplos de animes que fizeram referência às terras verde-amarelas!
Dica do fã Alan Matos.
Cavaleiros do Zodíaco
É claro que não podíamos começar com outro representante senão o poderoso Aldebaran de Touro.
O guerreiro é considerado o mais forte dos cavaleiros de ouro e deu muito trabalho para Seiya em sua jornada através das 12 casas.
Tendo recebido a armadura sagrada em terras tupiniquins, ele é um legítimo representante verde-amarelo.
Talvez tenhamos ficado com a segunda casa do santuário pelo fato de sermos um dos maiores consumidores e produtores de carne bovina, mas isso é apenas especulação.
Pokémon
Se você é um fã das antigas, certamente vai se lembrar do lançamento do primeiro filme de Pokémon nos cinemas.
Seja pelos cards promocionais ou pela aventura de Ash e seus amigos, o filme arrastou uma multidão de crianças para os cinemas.
Mas o que chamou a atenção de muita gente foi o fato do tão glorificado Mewtwo ter sido criado à partir do material genético de uma criaturinha encontrada na Floresta Amazônica. O Mew.
Logicamente, a Amazônia não se restringe somente às terras verde-amarelas, mas, certamente, era no Brasil que os produtores estavam pensando quando inventaram essa história!
Gundam 00
Gundam é referência quando falamos em animes de Mechas.
Em Mobile Suite Gundam 00, o planeta está dividido nas mãos de três grandes potencias que lutam pela supremacia mundial: UNION, AEU e Jikakuren.
Correndo por fora da disputa, a organização militar Celestian Being resolve se intrometer com uma nova leva de Mobile Suits, muito mais moderna e poderosa. E onde eles foram desenvolvidos? No Brasil, é claro!
Super Campeões
É claro que em um anime que retrata a maior paixão do povo brasileiro não podia faltar uma homenagem ao nosso país.
Uma não. Várias!
Desde o ex-jogador Roberto, que é uma das maiores inspirações para o jovem Oliver Tsubasa, até a fase em que o garoto veio para o Brasil jogar pelo São Paulo - que mais tarde se transformou em Brancos na dublagem da Cartoon Network.
Rozen Maiden
Apesar do anime, praticamente desconhecido no país, tratar de bonecas, Rozen Maiden faz uma clara homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna através de um poster na parede do quarto da personagem principal.
O Japão é um país fanático por esportes de velocidade, mas jamais teve um representante tão expressivo dentro de grandes categorias como a Fórmula 1.
Como a Honda era parceira da McLaren na época em que Senna estava na escuderia, o país nipônico adotou o brasileiro como um ídolo nacional, também.
Michiko to Hatchin
Michiko to Hatchin não é uma simples homenagem, é uma verdadeira exaltação à cultura brasileira.
Por quê? Ora! O anime simplesmente se passa no Brasil.
Todas as localidades, os personagens, os cenários, tudo faz referência - e com extrema precisão - ao nosso país.
Tá certo que existem alguns desertos que destoam um pouco de nossos biomas, mas até mesmo a preocupação para que todas as placas, edifícios e comércios estejam em português do Brasil foi tomada.
Cowboy Bebop
Uma obra de arte. Um dos melhores animes de todos os tempos com uma das melhores homenagens.
Em uma série onde temos tiros, naves especiais, colônias em outros planetas e muito jazz, a referência brasileira só podia vir por conta da música.
Durante uma das caçadas dos cowboys da nave Bebop, três velhinhos - muito simpáticos - são apresentados: Antônio, Carlos e Jobim.
Quem tem sangue brazuca sabe que é uma clara referência à Tom Jobim, poeta e mito da música brasileira. Dá-lhe bossa nova!
Yu Yu Hakusho
Yu Yu Hakusho foi um sucesso estrondoso em terras verde-amarelas e muito disso se deve ao excelente trabalho de sua equipe de dublagem.
Logo no início da Saga Sensui existe um jogo de perguntas e respostas, que também é uma das partes mais engraçadas da série.
Em certo momento, surge uma pergunta sobre a Floresta Amazônica - sempre ela - e Kurama tira a resposta de letra!
Wolf's Rain
Dos mesmos produtores de Cowboy Bebop, a saga dos lobos em busca do paraíso também conta com nossa presença musical.
A cantora JOYCE compôs a música tema da versão brasileira em conjunto com a compositora da versão original.
O resultado é uma belíssima música chamada "Coração Selvagem" que ganhou o Annie Awards de 2006 na categoria Melhor trilha sonora presente em uma animação de televisão.
One Piece
Essa não é bem uma referência, mas merece ser citada.
Em seu quadro onde responde as perguntas dos leitores nos mangás, Eichiro Oda afirmou que se a série se passasse no mundo real, Luffy seria brasileiro.
Só não sei se é pelo jeito maluco ou pelo voraz apetite por carne.
Em um anime onde temos todo tipo de loucura, não me assustaria se aparecesse uma ilha com a cara do Brasil.