10 animes mais importantes da cultura pop

Capa da Publicação

10 animes mais importantes da cultura pop

Por Flávia Pedro

Que os animes fazem sucesso atualmente e são uma febre ao redor do mundo, todo fã da cultura pop com certeza já sabe. Mas existem animes que são atemporais e foram tão importantes para a história que se tornaram referências relevantes e inesquecíveis.

Assim, conheça hoje os 10 anime mais importantes da cultura pop, levando em conta sua relevância dentro do gênero em que foi lançado, popularidade e elogios da crítica. Bora pra lista?

Imagem de capa do item

Naruto

Começando por Naruto, o anime que trouxe um universo ninja amplo e cheio de nuances, que começou de forma infantil e foi crescendo junto com seus personagens até entregar um dos animes mais populares ao redor do mundo. A obra de Masashi Kishimoto foi responsável por apresentar o universo otaku para boa parte da nova geração, sendo a porta de entrada de muitos jovens.

Naruto é um jovem que teve uma infância difícil, e sua vida muda após integrar o Time 7, ao lado de Sakura e Sasuke, sendo um dos alunos de Kakashi Hatake. O jovem Uzumaki precisa enfrentar inúmeros desafios até realizar o seu sonho de se tornar um Hokage, o ninja mais poderoso de toda a vila.

Imagem de capa do item

Dragon Ball

Dragon Ball foi um dos primeiros shounens a fazer sucesso dentro e fora do Japão, além de ser uma franquia que já ultrapassa os 30 anos sendo muito popular e acompanhada por sua legião de fãs. A série de Akira Toriyama é um sucesso tão grande que já se expandiu para além do mangá e anime, tendo jogos, live-action, séries e brinquedos da franquia.

Entregando uma trama repleta de ação, vemos Goku lutando para proteger o planeta Terra de inúmeras ameaças malignas. Ao crescer, ele se alia aos Guerreiros Z e se torna um dos muitos personagens queridos do público, ao lado de Vegeta, Piccolo, Gohan, Trunks do Futuro e outros.

Imagem de capa do item

Pokémon

Quem não gosta de Pokémon, o anime que nos apresentou um universo bem parecido com o nosso, mas com a fauna e a flora completamente diferentes, representadas muitas vezes através dos monstrinhos que conhecemos como os Pokémons? Ele foi o primeiro de muitos animes que trouxeram criaturas para interagir com crianças especiais para viverem grandes aventuras.

Na trama, acompanhamos o jovem Ash Ketchum, da cidade de Pallet, que sonha em ser um mestre Pokémon. Ele e seu inseparável monstrinho, Pikachu, partem em uma jornada com seus dois amigos: Brock e Misty, que lutam juntos com o protagonista enquanto capturam novos Pokémons por aí.

Imagem de capa do item

Sailor Moon

Sailor Moon é um dos animes categorizados por muitos como shoujo, mas que traz personagens femininas extremamente poderosas e simpáticas que se juntam como guardiãs do planeta e lutam constantemente para proteger a Terra de grandes ameaças. Sailor Moon é extremamente marcante por apresentar personagens femininas que enfrentam dilemas da adolescência, mas não são frágeis como o estereótipo da época desenhava.

Esse anime chamou a atenção não só do público feminino, como do mundo em geral e até hoje podemos acompanhar inúmeras continuações e produções relacionadas a essa franquia. Usagi Tsukino com certeza é uma das personagens femininas dos animes que mais tem o carinho dos fãs.

Imagem de capa do item

Astro Boy

Astro Boy é conhecido como o primeiro anime e só por isso já conseguimos saber o tamanho de sua importância, não é? Criado originalmente por Osamu Tezuka, a obra apresenta um jovem robô que é o grande herói dessa história, enquanto nos ensina muito sobre humanidade, mesmo não sendo humano. Astro, um garotinho gentil é a grande estrela de uma franquia que atravessa os anos e ajudou a levar a cultura dos animes para o Ocidente.

Animes que vieram depois acabam tentando explorar um pouco do caminho que Astro Boy abriu, abordando o lado existencial e a coexistência entre homens e máquinas -- mas esse é o primeiro anime que nos apresentou um herói não-humano.

Imagem de capa do item

Neon Genesis Evangelion

Apesar de, à primeira vista, parecer um anime sobre robôs gigantes, os EVAs, lutando contra os monstros gigantes, os Anjos, o anime explora um campo muito mais amplo que isso. Neon Genesis Evangelion conseguiu inovar a categoria mecha ao trazer temas da psique humana para desenvolver cada um de seus personagens, enquanto insere cada um deles em uma realidade pessoal infernal.

Cada personagem tem a sua própria carga negativa e desafios psicológicos para superar. Entre insegurança, baixa autoestima, narcisismo, falta de empatia e depressão, o anime conta uma história que marcou grande parte do público que o assistiu. É praticamente impossível falar de animes relevantes da cultura pop sem citar Evangelion em algum lugar da lista.

Imagem de capa do item

Cowboy Bebop

Cowboy Bebop é uma obra que flutua muito bem entre o seinen e a ficção científica, com episódios individuais que exploram as aventuras e rotina dos tripulantes da nave Bebop. Aos poucos, a trama, que conta com um total de apenas 26 episódios, conquista os fãs ao apresentar diferentes partes do universo, além dos personagens principais - Spike, Jet, Feye, Ed e Ein - em conjunto com uma trilha sonora impecável que pode ser acompanhada separadamente.

O grupo central de personagens são caçadores de recompensa, viajando o universo atrás de criminosos interestelares e seus respectivos ganhos. Com grande influência do ocidente em diversos elementos da animação, o anime rapidamente foi um sucesso entre a crítica e, mesmo sendo uma obra de 1998, permanece atemporal.

Imagem de capa do item

Fullmetal Alchemist: Brotherhood

Fullmetal Achemist: Brotherhood é apenas o anime melhor pontuado do IMDb de todos os tempos. Criado por Hiromu Arakawa, FMA é uma obra que traz um universo bem similar ao nosso, mas onde a alquimia deu certo e se desenvolveu para setores como segurança pública.

A alquimia é uma ciência que realmente existiu no mundo real e foi pioneira da ciência moderna em muitos aspectos, mas acabou ficando obsoleta por crenças que não são reais no nosso mundo (mas são verdadeiras no anime).

Assim, nós acompanhamos os irmãos Edward e Alphonse Elric, em sua jornada para encontrar a Pedra Filosofal para que Al consiga recuperar o seu corpo humano. Após um incidente quando eram crianças, Ed perdeu um braço e uma perna, enquanto Al perdeu todo o seu corpo e acabou com sua alma presa em uma armadura antiga. Para recuperar o corpo do Irmão, Ed precisará enfrentar grandes desafios, e a lição que o anime deixa é que tudo é uma troca equivalente, dentro e fora da obra.

Imagem de capa do item

A Viagem de Chihiro

A Viagem de Chihiro, na verdade, é um filme do renomado Studio Ghibli e é tão relevante para a cultura pop que, em 2003, ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação. Claro que não poderíamos deixar o mestre Hayao Miyazaki de fora da nossa lista, já que ele é responsável por diversas obras que capturaram os corações até do público que não é tão fã de anime.

Repleto de críticas ao mundo moderno, em A Viagem de Chihiro nós acompanhamos a garotinha Chihiro durante uma mudança que faz com os pais para uma cidade diferente. Mas, quando estão à caminho da nova casa, seu pai decide pegar um atalho que muda todo o rumo da história: eles se deparam com uma mesa repleta de comida e Chihiro logo pressente que algo de errado está prestes a acontecer, e a garotinha enfrenta uma aventura para conseguir salvar seus queridos pais.

Imagem de capa do item

Akira

É absolutamente impossível falar de animes importantes para a cultura pop e não mencionar Akira como um dos principais exemplos. Em uma época em que as animações da Disney estavam em alta para toda a família, Akira chegou como um ótimo exemplo de que animações podem ser maduras e adultas, com temáticas que trazem um futuro distópico e diversas críticas sociais.

Um detalhe que ajudou Akira a se destacar e permanecer atemporal é a produção por trás da animação, que até hoje é um exemplo para animes atuais. Mesmo sendo um filme dos anos 80, esse é um longa famoso e influente que vale a pena assistir.

Ele é tão influente para a cultura pop que artistas como Kanye West e Michael Jackson já se inspiraram na obra para realizar seus clipes. E um detalhe importante é que o filme Akira não adapta toda a obra do mangá de Otomo Katsuhiro e, mesmo assim, consegue entregar muito bem a história de Tetsuo, Kaneda e do próprio Akira.