10 Adaptações ruins que são melhores que Quarteto Fantástico, segundo a crítica

Capa da Publicação

10 Adaptações ruins que são melhores que Quarteto Fantástico, segundo a crítica

Por Gus Fiaux

A intenção dessa matéria não é fomentar briguinhas entre fãs do filme e pessoas que não gostaram. Ao contrário, ela está aqui por termos visto muitas pessoas criticando o longa e xingando aqueles que gostaram do filme, porém sem necessariamente tê-lo visto, e levando em conta apenas a opinião da crítica.

Com isso, queremos mostrar para vocês que gosto independe do que as pessoas dizem que é bom ou não, e sim do que pode lhe agradar. Muitos dos filmes aqui contidos possuem grandes defeitos que podem até inexistir no reboot de 4F. Fica a título de comparação para você que quer compreender um pouco do sistema de críticas de Hollywood – e se ele é tão universal assim.

Primeiramente, faz-se necessário ensinar a usar direito o Rotten Tomatoes. Muitas pessoas utilizam o site apenas levando em conta a média de críticos que gostou do filme – que é dada em uma porcentagem – e não o valor médio atribuído por cada profissional em sua crítica. Essa média dá uma ideia geral de quanto o filme “valeria”, de 0 a 10, para os críticos de todo mundo. Muitas vezes, o percentual já serve para medir a recepção da crítica a determinado filme, porém, em alguns casos, essa média faz toda a diferença…

Quarteto Fantástico tem média de aprovação de 9% dos críticos, cuja nota média para o filme é 3,4.

Imagem de capa do item

Elektra

Tanto Demolidor (44%, média de 5,2) quanto o spin-off Elektra (10%, média de 3,8) possuem uma recepção um pouco melhor - ou seria menos pior - que o reboot de Quarteto Fantástico. E o curioso em toda essa situação é que tanto Demolidor quanto Quarteto tiveram um inimigo em comum: o estúdio.

A Fox deliberadamente alterou toda a edição e o conceito por trás dos dois filmes, e da mesma forma que a versão do diretor de Demolidor consegue dar uma melhorada impressionante no filme, talvez o mesmo poderia ter sido feito com o longa do Quarteto.

Imagem de capa do item

Batman & Robin

Os dois últimos filmes do Batman, por Joel Schumacher sofreram com as críticas. Enquanto Eternamente (33%; 5,2) foi recebido com duras críticas pela mudança para um ar sombrio, - especialmente após o excelente trabalho de Burton na franquia, diga-se de passagem - Batman & Robin (11%; 3,7) serviu para finalizar de vez qualquer esperança em uma melhoria.

Ainda assim, Batman & Robin é considerado por muitos o pior filme de super-heróis já feito.

Imagem de capa do item

Motoqueiro Fantasma: O Espírito de Vingança

O primeiro filme do Motoqueiro Fantasma (26%; 4,2) foi criticado na época de seu lançamento, por suas inúmeras liberdades criativas quanto ao personagem e por um clima piegas que não abraçava nem a vertente do horror e nem o gênero de super-heróis, por completo. Então, com medo de perder os direitos do personagem, a Sony investiu numa continuação/reboot, subtitulada Espírito de Vingança (17%; 3,8)

O longa foi feito de forma apressada, e o resultado final se assemelha ao pior do cinema trash dos anos 90/2000.

Imagem de capa do item

Superman IV - Em Busca da Paz

Outra franquia que afundou miseravelmente após a troca de diretores foi a do Superman, iniciada na década de 70. O terceiro filme (26%; 4,5) teve uma problemática troca de tons, passando a ser mais uma comédia do que um filme de heróis. Porém, foi a falta de recursos que coroou o quarto (12%; 2,9) como o pior da franquia.

Vale notar que aqui se repete algo que foi comentado na introdução: ainda que o percentual de críticos que tenha gostado de Superman IV tenha sido um pouco maior, o filme tem média menor que Quarteto Fantástico. Desse modo, fica difícil julgá-lo apenas como "melhor que o reboot.".

Imagem de capa do item

X-Men Origens: Wolverine

Considerado pelos críticos e pelos fãs o pior filme da franquia dos mutantes, X-Men Origens: Wolverine (38%; 5,1) é outra pérola vinda da Fox, com história e execução porcas, apenas para capitalizar em cima do personagem mais popular da franquia.

E não vamos nem mencionar as descaracterizações que foram ainda piores que as vistas em 4F. Ou vocês realmente esqueceram do Barakapool?

Imagem de capa do item

Aço

Protagonizado pelo astro do basquete Shaquille O'Neal, Aço (12%; 3,0) foi um filme criado, assim como o personagem nas HQs, para substituir o Superman nos cinemas. Entretanto, seu filme pouco tinha a ver com qualquer coisa do Universo DC e no final, mais parecia uma das péssimas tentativas de blaxploitation.

Novamente, trata-se de outro filme que, apesar de possuir uma taxa de aprovação maior, possui uma média mais baixa.

Imagem de capa do item

Justiceiro: Em Zona de Guerra

O Justiceiro sempre foi um personagem controverso, nos cinemas. Sua primeira aparição (28%; 3,5), onde foi vivido por Dolph Lundgren, não compartilhava sequer da marca de caveira do personagem nas HQs. Depois, ele ganhou outro filme em 2004 (29%; 4,5), que foi criticado pela falta de violência.

Em 2008 (27%; 4,2), outro longa foi lançado, e o que ele possuía em violência foi descreditado pela crítica.

Imagem de capa do item

Jonah Hex

Facilmente considerado um dos piores filmes já feitos nos últimos dez anos com a marca da DC Comics, Jonah Hex (12%; 3,5) tentou revitalizar o estilo western com alguns atores interessantes - digo, tudo bem que tinha Megan Fox no meio... Mas também tínhamos Josh Brolin, John Malkovich e Michael Fassbender...

Muitos provavelmente esquecem desse filme, mas faz até certo sentido, tendo em vista que tanto o personagem é desconhecido quanto o próprio filme não fez nada digno de nota.

Imagem de capa do item

Lanterna Verde

Ultimamente, muitas pessoas tem considerado o reboot de Quarteto Fantástico ainda pior que Lanterna Verde, a última grande decepção no mundo de super-heróis nos cinemas. Particularmente, acho um pouco injusto, visto que Lanterna Verde, apesar de seus 26% de aprovação e sua média de 4,6, é um filme que carece de um cuidado técnico do nível que pode ser visto na primeira metade de Quarteto Fantástico.

Ao menos, todos concordam que os vilões dos dois filmes não tem sentido nem sequer pra existir...

Imagem de capa do item

Quarteto Fantástico

Surpreendentemente, o novo filme do Quarteto Fantástico é considerado pior que as duas outras falhas tentativas de trazer a equipe para os cinemas, realizadas respectivamente em 2005 e 2007.

O primeiro tem uma taxa de aprovação de 27%, com média de 4,5. Já o segundo, que trouxe o Surfista Prateado e Galactus para a Terra, apresenta 37% e média de 4,8.

Com todos os seus erros, ao menos não tivemos outra vergonhosa sequência com Jessica Alba se despindo de forma imbecil no meio da rua, como aconteceu nos DOIS FILMES anteriores.