Qual foi a atriz que desbancou Fernanda Montenegro por Central do Brasil no Oscar de 1999?
Qual foi a atriz que desbancou Fernanda Montenegro por Central do Brasil no Oscar de 1999?
Fernanda Montenegro fez história ao se tornar a primeira brasileira indicada ao prêmio, mas não levou a estatueta para casa
O ano era 1999, e Fernanda Montenegro fazia história ao se tornar a primeira brasileira a receber uma indicação ao Oscar, o prêmio mais popular e cobiçado da sétima arte, na categoria de Melhor Atriz. Um dos momentos mais marcantes do cinema nacional, Montenegro concorria ao prêmio por seu trabalho em Central do Brasil (1998), consagrado filme de Walter Salles. Mas, apesar de toda a torcida, a atriz perdeu para um grande nome de Hollywood.
Quem venceu o Oscar de Melhor Atriz em 1999, desbancando Fernanda Montenegro?
Realizada em março de 1999, a edição do Oscar daquele ano contava com um feito histórico para o Brasil com Fernanda Montenegro indicada à categoria de Melhor Atriz por sua performance como Dora, uma professora aposentada que ganhava a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas e que se reúne com um garoto que está em busca do pai, partindo em uma jornada pelo interior do Nordeste.
Além de Montenegro, o filme de Salles também concorria ao prêmio na categoria de Melhor Filme Internacional, e as expectativas dos brasileiros estavam altas, já que o filme tinha vencido o Globo de Ouro 1999 na mesma categoria, sugerindo uma possível vitória no Oscar.
O resultado, porém, foi outro: nem Fernanda Montenegro e nem Central do Brasil venceram as categorias nas quais foram indicados na premiação. Enquanto o filme perdeu para o italiano A Vida É Bela (1997), Montenegro foi desbancada por Gwyneth Paltrow, que levou para casa a estatueta de Melhor Atriz pelo filme Shakespeare Apaixonado (1998).
Dirigido por John Madden (Armas na Mesa), Shakespeare Apaixonado é uma comédia romântica que acompanha a relação entre William Shakespeare (Joseph Fiennes) e Viola de Lesseps, personagem interpretada por Paltrow.
O papel rendeu para Paltrow sua primeira indicação ao Oscar, um feito que garantiu sua vitória em cima não somente de Fernanda Montenegro, mas também das atrizes Cate Blanchett por Elizabeth (1998), Meryl Streep por Um Amor Verdadeiro (1998) e Emily Watson por Hilary e Jackie (1998).
Gwyneth tinha apenas 26 anos quando subiu ao palco para receber a estatueta de Melhor Atriz e, até o momento, não recebeu outras indicações ao prêmio. Já do lado brasileiro, muita gente ainda guarda ressentimentos da vitória de Paltrow por ela ter levado a melhor ao invés de Fernanda Montenegro, cuja performance em Central do Brasil segue como um dos trabalhos mais icônicos da carreira da artista e do cinema nacional.
Aproveite também: