Demolidor: Renascido – Quem é Hector Ayala, o Tigre Branco, nos quadrinhos?
Demolidor: Renascido – Quem é Hector Ayala, o Tigre Branco, nos quadrinhos?
Héctor Ayala foi introduzido no MCU, mas como é o personagem nos quadrinhos?
Quem assistiu os primeiros episódios de Demolidor: Renascido se deparou com um novo herói correndo pelas ruas de Nova York: Héctor Ayala, o Tigre Branco, interpretado por Kamar de los Reyes (ator que faleceu em 2023 após uma longa batalha contra câncer). Mas afinal de contas quem é o personagem nos quadrinhos da Marvel?
- Origem do personagem
- Herói injustiçado
- O fim de Hector Ayala
- Poderes e Habilidades
- Legado do Tigre Branco
Origem do personagem

Hector Ayala, o Tigre Branco
Introduzido nos quadrinhos em Deadly Hands of Kung Fu #19, publicada em Novembro de 1975, Héctor Ayala foi criado por Bill Mantio, Yvette Perez e George Pérez, sendo o primeiro herói latino da Marvel.
Nascido e criado em Porto Rico, Héctor acabou indo para Nova York para estudar na Empire State University. Lá ele encontra os três amuletos do tigre que haviam sido abandonados pelos Filhos do Tigre, um grupo de artes marciais que acabou se separando após um triângulo amoroso.
Os amuletos, no entanto, tinham poderes mágicos. E quando Héctor usou os três, ele descobriu que podia se transformar no poderoso Tigre Branco, conquistando super-força e uma habilidade sobrenatural nas artes marciais.
Herói injustiçado

Os três amuletos do Tigre Branco
A partir disso, Héctor iniciou sua luta contra o crime em Nova York, mas sua jornada foi bem árdua. Afinal, ele constantemente era acusado de crimes escabrosos.
O Tigre Branco acabou sendo suspeito do assassinato de Manuel Lopez (que na verdade havia sido atacado por Gatuno); Depois foi acusado pelo Valete de Copas de ter assassinado o pai do herói. Ele era inocente de todas as acusações.
Depois de lutar ao lado de heróis marciais como Punho de Ferro e Shang-Chi, Héctor acabou sendo amigo de Peter Parker e passou a auxiliar o Homem-Aranha em algumas missões.
Em uma dessas missões com o Teioso, a identidade secreta do Tigre Branco foi transmitida na TV, fazendo com que parte da família de Héctor fosse morta por criminosos. Cansado disso — e todas as injustiças — Héctor decidiu se aposentar da carreira heroica.
O fim de Hector Ayala

Hector Ayala e seu amigo, o Homem-Aranha
O problema é que o amuleto do Tigre tinha outros planos e, quando seus poderes se tornaram intensos demais para Héctor resistir, ele voltou a utilizar o traje heroico.
Mais uma vez, Héctor acabou sendo acusado de um crime que não cometeu, sendo preso por assassinato, mesmo que seu advogado Matt Murdock tivesse lutado de todas as formas para inocentá-lo.
Desesperado com a prisão injusta, Héctor tenta fugir da prisão e é morto por policiais em Demolidor (vol. 2) #40, publicada em Janeiro de 2003. Pouquíssimo tempo depois, sua inocência seria provada a partir de novas evidências.
Poderes e Habilidades

O Deus Tigre e Ava Ayala
No quadrinhos foi revelado que os amuletos permitiam a canalização do poder divino do Deus Tigre, a primeira coisa que a humanidade temeu ao espreitar a escuridão. Mesmo longe dos amuletos, Héctor estava tocado pelo espírito da divindade, podendo usar parte de suas habilidades em uma menor escala.
Ao utilizar os amuletos do Tigre Branco, Héctor Ayala conquista super-força, super-velocidade, resistência aprimorada, agilidade elevada, sentidos aprimorados e regeneração acelerada. Ele também é um mestre em artes marciais.
Legado do Tigre Branco

Ângela Del Toro, a Tigre Branco
Ângela Del Toro, sobrinha de Héctor, foi criada pelo tio após o massacre de sua família. Ela cresceu próxima dos amigos heroicos dele e acabou se tornando uma policial e, depois, agente do FBI.
Quando Héctor foi assassinado pela polícia, os seus amuletos foram entregues para Ângela em Demolidor (vol. 2) #77, publicada em setembro de 2005. Isso a fez pensar que seu destino era se tornar a nova Tigre Branco.
Matt Murdock, o Demolidor, acabou treinando a jovem na arte do heroísmo, ainda que de forma relutante. Natasha Romanoff, a Viúva Negra, acompanhou a Tigre Branco em sua primeira missão.

Mercenária matando Ângela Del Toro
Infelizmente, a vida heroica de Ângela não durou muito tempo. A Tigre Branco acabou sendo assassinada pela Mercenária, em Demolidor (Vol 2) #133, publicada em novembro de 2008.
Posteriormente, Ângela foi ressuscitada pelo Tentáculo e se tornando uma vilã.
O legado do Tigre Branco continuou, sendo passado para Ava Ayala, irmã de Héctor e tia de Ângela, como visto em Avengers Academy #20, publicada em outubro de 2011.

Ava Ayala, a Tigre Branco
Ângela não achava isso justo e acabou enfrentando Ava pelo direito ao amuleto, roubando os poderes de sua parenta. Algum tempo depois, Ava conseguiu destruir os amuletos do Tigre Branco e, no processo, finalmente livrou Ângela do controle do Tentáculo.
As duas decidiram se aposentar do legado do Tigre Branco depois disso em Novos Vingadores (vol. 4) #18, publicada em novembro de 2016.
Os primeiros episódios de Demolidor: Renascido estão disponível no Disney+.
Aproveite também: