O que a crítica internacional está falando sobre Ainda Estou Aqui, filme brasileiro indicado ao Oscar

Capa da Publicação

O que a crítica internacional está falando sobre Ainda Estou Aqui, filme brasileiro indicado ao Oscar

Por Jaqueline Sousa

Com três indicações históricas ao Oscar 2025, Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas brasileiros, fazendo um baita sucesso no nosso país. Mas o que a crítica internacional anda falando sobre a produção dirigida por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres?

O consenso em relação ao filme lá fora, até o momento, é extremamente positivo. No Rotten Tomatoes, por exemplo, Ainda Estou Aqui está com 96% de aprovação da crítica especializada, mostrando como o filme vem sendo aclamado pela crítica internacional.

Ainda Estou Aqui está com 96% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.

O prestigiado jornal The New York Times rasgou elogios para o filme de Salles, dizendo que a produção é “habilmente trabalhada”. O veículo ainda ressalta a performance “atordoante” de Torres, elogiando a maneira como a atriz consegue demonstrar diversas camadas de emoções (via O Globo).

Outros veículos internacionais importantes também já falaram sobre o filme, como a Variety, que destaca o longa como um “retrato profundamente comovente de uma família — e uma nação — rompida”. A direção de Salles também é elogiada, sendo chamada de “elegante”.

O The Hollywood Reporter também fez sua crítica sobre Ainda Estou Aqui, afirmando que o filme tem “uma história poderosa”. Já o The Wrap não mediu esforços em elogiar a performance de Fernanda Torres, dizendo que ela é “absolutamente fantástica”.

Além do sucesso no Brasil, Ainda Estou Aqui está sendo elogiado internacionalmente.

Ainda assim, apesar de toda aclamação no exterior, ainda há algumas críticas negativas a respeito do longa. O jornal francês Le Monde (via Folha), por exemplo, gerou polêmica por aqui ao chamar a atuação de Torres de “um tanto monocórdica”, detonando o longa por ser “melodramático”. O The Playlist foi outro veículo que não curtiu o filme, chamando o roteiro de “banal”.

Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas.

Aproveite também: