Zack Snyder diz que DC está tornando Batman “irrelevante” por não permitir que ele mate
Zack Snyder diz que DC está tornando Batman “irrelevante” por não permitir que ele mate
Diretor não é favorável à regra de que o Homem-Morcego não pode matar
Em suas décadas de existência, o Batman já foi abordado de diversos ângulos. Apesar disso, uma regra recorrente em boa parte de suas histórias é que o herói não mata seus adversários, o que já foi abordado como ponto de conflito para o personagem, por exemplo, ao ser questionado pelo Capuz Vermelho. Mas o diretor Zack Snyder acredita que ao não permitir que o Homem-Morcego ultrapasse essa linha, a DC está tornando o personagem “irrelevante”.
Participando de um podcast (via IGN), o diretor de Batman vs Superman: A Origem da Justiça disse que muitas vezes os fãs tem problemas com ele por causa de seu ponto de vista “desconstrutivista”. Ele explicou que “é porque eu me importo que quero despedaçá-los”.
Para exemplificar o que queria dizer, Snyder optou por falar do Batman, e mais especificamente da regra que diz que o personagem não pode matar:
“É canônico que o Batman não pode matar. E eu fico tipo, ‘certo, a primeira coisa que eu quero fazer quando você diz isso é ver o que acontece [se ele fizer isso]’. E eles respondem, ‘não o coloque em uma situação na qual ele tem que matar alguém’,” disse. “Você está protegendo seu deus de um jeito estranho, certo? Você está tornando seu deus irrelevante se ele não pode estar naquela situação. Ele agora tem que lidar com isso. Se ele faz algo assim, o que isso significa? O que isso te diz, ele consegue enfrentar isso? Ele pode sobreviver a isso como um deus? Como seu deus, o Batman pode sobreviver a isso?”
Apesar de defender a quebra dessa regra como uma oportunidade de desenvolver o personagem, Snyder nunca abordou o tema em seus filmes que contaram com o herói. Em Batman vs. Superman, o herói mata pessoas – uma decisão defendida pelo diretor anteriormente, mas que não tem peso na narrativa do longa.
Com o fim do chamado Snyderverso, os filmes da DC buscarão uma nova direção sob o comando de James Gunn e Peter Safran. O primeiro longa da nova leva de projetos baseados em heróis da editora será Superman, que tem estreia prevista para julho de 2025.
Veja também: