X-Men ’97: O que é o vírus tecnorgânico que infectou Nathaniel Summers?
X-Men ’97: O que é o vírus tecnorgânico que infectou Nathaniel Summers?
Origem da animação difere a dos quadrinhos
O terceiro episódio da primeira temporada de X-Men ’97 trouxe de volta um conceito apresentado na série clássica dos mutantes, o vírus tecnorgânico. Comentado na segunda temporada de X-Men: A Série Animada, o vírus é um dos principais catalisadores para a criação do futuro vivido pelo anti-herói Cable.
Apresentado pela primeira vez em Novos Mutantes #86, publicada em 1989, o vírus tecnorgânico apenas ganhou um nome três anos mais tarde, em 1991, no quadrinho X-Factor #68. Nele, enquanto o X-Factor combate Apocalipse, é descoberto que o vilão infectou Nathan Summers com o vírus.
Ao fim do quadrinho, Askani, uma viajante no tempo, diz a Ciclope, pai de Nathan, que a única esperança do bebê é ser levado para o futuro. Na época, Madelyne Pryor, mãe do garoto, já se encontrava morta, fazendo da decisão de deixar Askani levá-lo recair somente sobre ele. Scott, então, aceita o acordo e, no futuro, Nathan se torna Cable. Mas, o que é o vírus tecnorgânico?
O que é o vírus tecnorgânico?
Desenvolvido pela raça Phalanx, o vírus tecnorgânico é uma das opções enfrentadas pelos povos encontrados por esses alienígenas. Quando se deparam com um novo mundo habitado por criaturas inteligentes, os Phalanx ou os consomem ou os destrói com o vírus.
Quando infectado, todo o corpo do hospedeiro se transforma em uma forma metálica e, essencialmente, sem vida. Ao longo dos anos, foi descoberto que a única forma de conter a infecção é através de poderes telecinéticos. Desta forma, Cable foi forçado a aprender, desde muito jovem, a usar suas habilidades para conter o avanço do vírus. Mesmo assim, metade do corpo do mutante foi infectado.
Mas, esse é o destino que personagens infectados pelo vírus encontram nos quadrinhos. Em X-Men: A Série Animada, o contato do vírus com o corpo de Wolverine fez com que, no futuro, desenvolvessem uma cura capaz de retardar o processo de infecção.
Outro ponto que diverge quadrinho e série animada é a origem do vírus. Na animação, não há menção a raça Phalanx, uma vez que o suposto criador do tecnovírus é Apocalipse. Na trama, o objetivo do mutante com essa criação é dizimar a raça humana e iniciar uma nova era instaurada apenas por mutantes.
Todos os episódios disponíveis de X-Men ’97 estão disponíveis na Disney+.
Aproveite e continue lendo: