Willem Dafoe acredita que streaming está matando filmes “desafiadores”
Willem Dafoe acredita que streaming está matando filmes “desafiadores”
O ator expôs sua opinião sobre o embate entre cinema e streaming
A briga entre cinema e streaming segue movimentando discussões em Hollywood. Dessa vez, quem entrou no debate foi o ator Willem Dafoe (Homem Aranha, O Farol), que afirmou, em entrevista ao The Guardian, que o serviço digital está interferindo no interesse das pessoas por filmes mais “difíceis e desafiadores”.
Na visão de Dafoe, a dificuldade que filmes mais “desafiadores” possuem em chamar atenção no streaming se deve ao fato de que parte do público quer apenas “assistir algo bobo” quando chegam em suas casas, por exemplo.
“O tipo de atenção que as pessoas dão [aos filmes] em casa não é o mesmo [que no cinema]”, Willem Dafoe disse ao The Guardian. “Filmes mais difíceis, filmes mais desafiadores não funcionam tão bem quando você não tem um público que realmente esteja prestando atenção. Isso é um problema. Sinto falta daquela coisa social de onde os filmes se encaixam no mundo. Você sai para assistir a um filme, vai jantar e fala sobre ele mais tarde, e isso se espalha. Agora as pessoas vão para casa e dizem: ‘Ei, querido, vamos assistir a algo bobo esta noite’, e então eles procuram no streaming e assistem a apenas cinco de 10 filmes e falam: ‘Esqueça isso, vamos apenas dormir’. Onde esse discurso foi encontrado?”
Dafoe prosseguiu com sua declaração afirmando que essa realidade faz parte de um problema maior, já que a maneira como os filmes são produzidos também mudou com a chegada dos streamings:
“Eles não estão fazendo filmes da mesma maneira que costumavam fazer. Estão sendo financiados por empresas de brinquedos ou outras entidades, tornando-se um veículo para fazer filmes porque sabem fazer isso. O streaming está se transformando em um monopólio, eles têm os meios de produção e de distribuição. Isso é muito complicado.”
Conhecido no universo dos super-heróis por sua performance como Duende Verde no Homem-Aranha de Sam Raimi, Willem Dafoe tem um currículo recheado de filmes que poderiam se encaixar no que ele chama de “desafiadores”, como o terror O Farol (2019) e o recente Pobres Criaturas, que estreia nos cinemas brasileiros em 1 de fevereiro.
Aproveite também: