O dia em que Vladimir Putin ameaçou processar a Warner por causa de um personagem de Harry Potter
O dia em que Vladimir Putin ameaçou processar a Warner por causa de um personagem de Harry Potter
Enquete de 2003 deixou uma “pulga na orelha” de Putin
Todo mundo já passou pela estranha ocasião de ser comparado a uma celebridade aleatória. Enquanto alguns compartilham semelhanças com Daniel Radcliffe ou Emma Watson, Vladimir Putin já se viu sendo comparado a Dobby, o elfo doméstico. A situação foi tão incômoda que o atual presidente da Rússia quase moveu um processo contra a Warner Bros.
Retirada do baú das memórias do universo de Harry Potter, a história é de meados de 2003, quando o The Guardian publicou um artigo dizendo que “advogados russos alegam que o personagem Dobby de Harry Potter é baseado em Putin”.
Na matéria era citado um jornal russo chamado Novaya Gazeta que noticiou a movimentação de uma ação legal contra a Warner Bros. Apesar da estranheza do assunto, essas comparações não eram uma novidade em solo europeu.
Alguns meses antes, uma enquete circulou pelo CBBC Newsround da BBC onde perguntava: “O presidente Putin se parece com o Dobby?” Em resposta, 63% de 220 votos disseram “sim”.
Durante uma entrevista para a Radio Livre da Europa, um dos advogados da associação russa contou que casos como esse já foram sido levados aos tribunais outras vezes.
“Já ocorreram ações semelhantes. Mas é muito difícil para os tribunais decidirem sobre eles; muitos especialistas precisam ser chamados. É difícil que tenha alguma chance do processo ser ganho.”
Não se sabe ao certo quais semelhanças chamaram a atenção de Putin ou dos eleitores russos, porém, a sugestão de que havia algo incomodou o político. Isso, somado ao fato que Harry Potter e a Câmara Secreta — filme em que Dobby é apresentado pela primeira vez na franquia — foi uma das produções mais populares de 2002, fez com que a ação legal passasse por sua mente.
Porém, assim como George Bush nunca moveu um dedo com relação as alegações de que Gollum de O Senhor dos Anéis era baseado nele, Putin e os advogados russos deixaram o boato para trás.
Em outro artigo de 2003, desta vez do The New York Times, foi noticiado que a ideia de processar a Warner Bros. havia sido descartada. Entre as razões levantadas estava o fato do processo mover ainda mais atenção a uma semelhança que, em teoria, poucos notaram.
Ainda assim, a dúvida permaneceu: Dobby e Putin são mesmo parecidos?
Aproveite e continue lendo: