A história do único ganhador do Oscar que precisou devolver o prêmio

Capa da Publicação

A história do único ganhador do Oscar que precisou devolver o prêmio

Por Jaqueline Sousa

Imagine ganhar uma cobiçada estatueta do Oscar para ela ser retirada da sua casa poucas semanas depois. Embora não seja comum vermos a Academia pegando prêmios de volta, isso realmente aconteceu com o diretor e o produtor de um documentário na década de 1960, cujo homenzinho dourado teve que ser devolvido às pressas por causa de uma desqualificação.

Tudo aconteceu na edição de 1969 do Oscar, quando Young Americans, um documentário sobre um grupo de coral formado por jovens que viajavam pelos EUA, ganhou a disputa na categoria de Melhor Documentário. O grande problema dessa vitória foi que, embora estivesse concorrendo ao prêmio naquele ano, a produção não havia sido lançada em 1968.

Embora Young Americans tenha vencido a categoria de Melhor Documentário em 1969 no Oscar, a produção foi desqualificada poucas semanas depois.

Afinal, para que um filme esteja apto para disputar um Oscar, a Academia exige que ele tenha sido comercializado nos cinemas no ano anterior ao da cerimônia, ou seja: para realmente concorrer ao prêmio de Melhor Documentário em 1969, Young Americans precisaria ter uma data de lançamento marcada em 1968.

Contudo, poucas semanas depois que o longa dirigido por Alexander Grasshoff levou a estatueta para casa, a Academia descobriu que o documentário fora exibido em um cinema em 1967. Isso fez com que Gregory Peck, o então presidente da Academia na época, fizesse uma ligação nada agradável para o diretor e o produtor Robert Cohn, pedindo para que eles devolvessem o prêmio (via Collider).

Aproveite também: