Transformers: O Início – Quem é Elita-1, a robô pink do filme?
Transformers: O Início – Quem é Elita-1, a robô pink do filme?
Personagem é uma grande líder dos Autobots!
Transformers: O Início, novo filme da franquia, chegará aos cinemas com uma proposta bem interessante: mostrar o auge de Cybertron e as aventuras dos grandes heróis antes deles chegarem na Terra. Trazendo figuras já conhecidas do público, como Bumblebee, Optimus Prime e Megatron, o longa também conta com Elita-1 como protagonistas. Mas afinal de contas, quem é essa robô pink?
- Criação e Origem
- Animação clássica
- Em live-action
- Foi a vilã Blackaracnia
- Retorno aos quadrinhos
- Em Transformers: O Início
Criação e Origem
Aparecendo pela primeira vez em 1985 na série animada clássica da franquia, Elita-1 é a líder das Autobots fêmeas. A personagem é conhecida por sua habilidade em combate, empatia e forte senso de sacrifício, não pensando duas vezes antes de arriscar a própria vida em nome do que acredita ser correto.
Ao longo dos anos, Elita assumiu um papel mais secundário, tendo pequenas aparições ao longo da franquia e acumulando inúmeras versões diferentes que contradizem o que foi estabelecido no desenho clássico. Entre as mudanças, Elita já foi Autobot e Decepticon, teve poderes diferentes, e assumiu formas de veículos insanas como carros esportivos, motocicletas futuristas e até mesmo caças.
Animação clássica
Originalmente chamada de Ariel, a Transformer adotou o nome de Elita-1 após ser derrotada por Megatron e recriada como uma guerreira de elite na animação clássica. Ela também era conhecida por ser a grande amada de Optimus Prime.
Após um ataque dos Decepticons em Cybertron, Elita foi dada como morta, não sendo parte do grupo de Autobots que Optimus levou para a Terra. No entanto, a personagem estava viva e criou uma organização rebelde com outras Transformers fêmeas, liderando o grupo em um ataque contra os Decepticons para tentar proteger seu mundo.
Ao descobrir a notícia de que sua amada estava viva, Optimus voltou para Cybertron, caindo em uma armadilha de Megatron. Elita utilizou seu poder de parar o tempo — uma habilidade arriscada, visto que consome sua própria energia vital — e salvar seu amado. Por sorte, Optimus conseguiu transferir sua energia para impedir que Elita morresse. O casal disse adeus quando ficou claro que a guerreira precisaria continuar lutando por seu planeta, enquanto Optimus tinha que proteger a Terra.
Em live-action
Desde a animação clássica, Elita-1 teve aparições caóticas e um tanto incoerentes em diversas mídias, assumindo uma postura mais secundária e de pouco destaque. Nos quadrinhos de 2007, por exemplo, ela se tornou uma combatente capaz de usar a luz para amplificar seus socos.
Enquanto que nas HQs inspiradas pelo universo de Transformers de Michael Bay, a personagem foi morta e reanimada por um cientista Decepticon louco, dividindo a mesma consciência com outras duas autobots.
Ela chegou a aparecer em Transformers: A Vingança dos Derrotados, sendo descrita como uma Autobot ágil e versátil, sendo uma atiradora implacável e tendo o poder de emitir um pulso energético que causava um hiperaquecimento dos inimigos. Ela teve uma breve aparição e foi morta definitivamente por Shockwave.
Foi a vilã Blackaracnia
Já em Transformers: Animated, desenho lançado em 2007, Elita foi retratada como uma jovem aprendiz dos Autobots, capaz de copiar as habilidades de quem ela tocasse. A guerreira acabou sendo capturada por aranhas alienígenas e, ao tentar usar seus poderes para escapar, acabou absorvendo o DNA das criaturas e passando por uma metamorfose atroz.
Ela foi dada como morta e abandonada por seu amado Optimus Prime, o que serviu como motivação para que ela adotasse o codinome Blackarachnia e unisse forças com os Decepticons, lutando contra todos os Autobots.
Retorno aos quadrinhos
O grande retorno da personagem foi nos quadrinhos, em 2015, sendo descrita como uma líder poderosa que lutava pela verdade e, dessa vez, sem ter nenhuma relação com Optimus.
Agindo como a grande carcereira do Autobot-Prisão Carcer, Elita tinha um forte senso de dever e chegou a matar aliados para garantir que os perigosos prisioneiros não tivessem a menor chance de fuga. Depois de tentar disputar uma eleição pelo controle de Cybertron, ela continuou lutando pelo que acreditava ser certo. Ela chegou a a sacrificar a própria vida, em um ataque contra Unicron, para ganhar tempo pro povo conseguir escapar.
Em Transformers: O Início
Com Transformers: O Início temos a chance de conhecer um pouco mais sobre essa personagem tão fascinante. O filme explora o passado dos grandes nomes da franquia, mostrando como a amizade de Orion Pax e D-16 foi transformada da intensa rivalidade entre Optimus Prime e Megatron. Além de Bumblebee, o filme também destaca Elita como uma das protagonistas.
A personagem tem a voz de Scarlett Johansson (Viúva Negra) na dublagem original, e Camila Queiroz (Verdades Secretas) no Brasil.
Transformers: O Início tem lançamento marcado para 26 de setembro, exclusivamente nos cinemas. Garanta seu ingresso da pré-venda, a partir de 12 de setembro, clicando aqui!