A história do supergrupo de heróis que a Marvel comprou apenas por causa da DC

Capa da Publicação

A história do supergrupo de heróis que a Marvel comprou apenas por causa da DC

Por Chris Rantin

A rivalidade, por vezes amigável, da Marvel e da DC Comics já rendeu muita história interessante. Uma pouco conhecida, no entanto, envolve o Ultraverso, linha com um grupo de super-heróis que foi comprada (e descartada) pela Marvel apenas por causa da DC. Vem entender o caso.

Criado para a Malibu Comics em 1993, o Ultraverso reunia inúmeros personagens interessantes. Com conceitos clássicos das HQs, os fãs acompanhavam tramas envolvendo alienígenas fortões, heróis de roupas coloridas, armas hiper tecnológicas, personagens com superpoderes insanos e muito mais. Apresentando muito potencial, o grupo encontrou um fim abrupto após a Malibu ser comprada pela Marvel em 1994.

A casa dos X-Men e dos Vingadores ainda tentou utilizado alguns dos personagens do Ultraverso em suas histórias, mas o projeto não vingou. Assim, em 1997 ,a Marvel publicou a última HQ envolvendo essa franquia, aposentando os heróis e vilões da finada Malibu Comics.

Personagens da Marvel já se encontraram com os heróis do Ultraverso

Por mais que, tecnicamente, o Ultraverso continue existindo como a Terra-93060 da Marvel, os personagens nunca mais apareceram e jamais voltamos a ter uma história nessa franquia. E parece que a situação deve permanecer assim, afinal, como aponta o site Looper, o principal objetivo da editora era simplesmente prejudicar a DC.

Tom Mason, co-fundador do Ultraverso, explicou em uma entrevista para o Filling Cabinet of the Damned, que a DC já estava bem avançada nas negociações envolvendo a compra da Malibu Comics, mas tudo mudou quando a Marvel entrou na jogada. “O verdadeiro motivo pelo qual a Marvel comprou a Malibu foi para deixar a empresa fora do alcance da DC, que já estava em negociação para comprar a editora desde abril ou maio de 1994,” disse.

De acordo com Mason, a Marvel até fez uma tentativa de continuar usando a Malibu Comics para publicar outras histórias, mas a deia foi descartada por conta dos muitos problemas financeiros da Malibu. Dessa forma, ficou insustentável manter essas franquias vivas e a Casa das Ideias preferiu descartar tudo e seguir em frente com outros projetos.

Desde então, diversos quadrinistas e empresários envolvidos na Marvel foram questionados sobre futuros projetos envolvendo o Ultraverso ou algum personagem que veio da Malibu Comics. A resposta sempre foi negativa, reforçando que a editora realmente não tem planos para reintroduzir os personagens para uma nova geração de fãs.

E ai, você sabia disso?

Veja também: