Solo Leveling: Produtores falam sobre processo de adaptação do anime e novo filme

Capa da Publicação

Solo Leveling: Produtores falam sobre processo de adaptação do anime e novo filme

Por Chris Rantin

Um dos grandes sucessos da temporada de 2024, Solo Leveling conquistou fãs no mundo todo. Durante a CCXP, a Legião foi convidada pela Crunchyroll para entrevistar Atsushi Kaneko, produtor do anime, e Sota Furuhashi, produtor da Aniplex, que falaram sobre como foi o processo de adaptação dessa história, o que motivou eles a lançar um filme baseado na obra e muito mais. 

Web novel sul-coreada escrita por Chugong e lançada digitalmente entre 2016 e 2018, Solo Leveling alcançou um público muito maior ao ser serializada como webtoon, tendo capítulos divulgados de 2018 até 2021, o que culminou numa adaptação como anime que teve o primeiro episódio exibido em janeiro de 2024.  

Para Furuhashi, o sucesso de Solo Leveling se deve ao fato de que o público pode acompanhar a evolução do protagonista de forma bem detalhada. “Em Solo Leveling você consegue acompanhar o crescimento do personagem, desde quando ele tá bem fraco até ele se tornar o mais forte. Tem muitos animes em que o personagem já começa forte. É esse crescimento que chama a atenção das pessoas,” reforça.

Questionado sobre como foi o processo para adaptar uma história tão adorada para o anime, Kaneko explica que tudo gira em torno da essência de Solo Leveling: “Tudo dependia do que Solo Leveling tinha como essência. Portanto, tendo a base do original, nosso trabalho era colocar vida nisso,” conta Kaneko. 

Solo Leveling se tornou um dos animes mais populares de 2024

O produtor reforça que o background dos profissionais envolvidos, bem como seus interesses em outras animações e jogos impacta muito a adaptação da história:  “Então o que que é mais importante? que o profissional que está trabalhando nessa obra possa se divertir. […] É muito importante esse equilíbrio que o profissional tem para transmitir isso na obra.”

Dessa forma, considerando a qualidade do material original, fica fácil adaptar tudo de uma forma impecável. “Os profissionais que trabalham no anime fazem um trabalho muito bom. Não tivemos um diferencial específico para poder manter essa originalidade da obra,” aponta Kaneko. “E a empresa que trabalha na produção do anime dessa obra já tinha uma referência, o webtoon original que já deixa tudo colorido e bonitinho, então em relação a criatividade extravagante não foi necessário.” 

Isso, no entanto, deixa espaço para que o estúdio busque formas de elevar o nível no que diz respeito aos planos de fundo das cenas e em como cada personagem vai se comportar quando estiver “vivo”. A partir disso, a cena é avaliada e decidem se isso fica no anime ou se precisa ser modificado. 

“E é claro que se acontece algum tipo de problema tem solicitação para que isso seja refeito por parte da empresa original, mas nós sempre estamos trabalhando em prol da melhoria da obra e também dos fãs que estão muito empolgados e querem acompanhar Solo Leveling,” reforça Kaneko. “E a equipe da obra original é bem atenciosa, então eles conseguem trazer a identidade da Solo Leveling de uma forma bem rígida, tanto que já tiveram momentos que eles recusaram cenas e episódios por não ser a identidade da obra — o que foi muito importante para o anime conseguir se manter fiel ao original.” 

Em janeiro de 2025, o anime chegará nos cinemas com Solo Leveling: Segundo Despertar, resumindo os principais eventos da primeira temporada e dando uma prévia do que vem por aí na segunda temporada. Assista ao trailer abaixo:

De acordo com Furuhashi, isso é parte de uma estratégia para alcançar um novo público e recompensar os fãs do anime para que eles não tenham que esperar tanto para desfrutar de mais detalhes dessa história.

“O objetivo principal do filme da Solo Leveling é poder fazer esse marketing para as pessoas terem mais acesso a essa obra,” dispara. “E eles criaram esse filme uma vez que entre uma temporada e outra vai um ano de espera. Então nesse hiatus eles resolveram proporcionar essa experiência para pessoas que ainda não tinham acesso a essa obra, expandindo ainda mais o público.” 

Ele continua:

“E Solo Leveling já é um anime de alta qualidade que já tinha componentes suficientes para produzir um filme, mas a característica mais interessante do anime é o sistema de áudio, o áudio é de alta qualidade e bem detalhado, então imagine uma pessoa tendo a possibilidade de experimentar desse áudio dentro de um cinema?”

Veja também: