Produtores de Quiet on Set, documentário sobre bastidores da Nickelodeon, são processados por difamação

Capa da Publicação

Produtores de Quiet on Set, documentário sobre bastidores da Nickelodeon, são processados por difamação

Por Melissa de Viveiros

Quiet on Set, que chegou ao Brasil como O Lado Sombrio da TV Infantil, série documental sobre os bastidores da Nickelodeon que trouxe a público diversas acusações de má conduta e abuso em relação aos atores mirins do canal, continua gerando polêmica. Agora, o produtor Dan Schneider, acusado de ter parte em permitir esse tipo de ambiente nos sets de várias séries dos anos 2000, está processando a equipe por trás do documentário por difamação.

De acordo com a Variety, parte do processo diz:

“A maneira como ‘Quiet on Set’ apresenta Schneider é um ataque deliberado. Apesar de ser inegável que dois abusadores de crianças trabalharam nas séries da Nickelodeon, também é inegável que Schneider não sabia do abuso, não foi cúmplice, condenou quando isso foi descoberto e, o mais importante, ele próprio não era um abusador de crianças. Mas por causa de clickbaits, avaliações e visualizações – ou, falando diretamente, por causa de dinheiro – os acusados destruíram a reputação e o legado de Schneider por meio de declarações e indicações falsas de que Schneider seja exatamente isso.”

O texto alega ainda que as imagens e narração do documentário, bem como seu trailer, seriam “propositalmente difamatórios”, e que teriam, de forma intencional, indicado que Schneider “abusou sexualmente de crianças e cometeu crimes nesse sentido”, induzindo o público a essa interpretação.

O produtor Dan Schneider.

 

Schneider enviou à Variety um pronunciamento oficial, dizendo:

“Recentemente, a série documental ‘Quiet on Set’ destacou erros que cometi e falhas de julgamento que tive durante meu tempo na Nickelodeon, a maioria das quais aconteceu décadas atrás, no início da minha carreira de produtor, trabalhando em séries para Tollin/Robbins Productions. Não há dúvidas de que eu fui um líder ruim algumas vezes. Peço desculpas e me arrependo sinceramente por esse comportamento, e vou continuar a reconhecer meus erros. Ainda assim, após assistir a ‘Quiet on Set’ e ao trailer, bem como às reações a eles, eu infelizmente não tenho escolha senão recorrer a medidas legais contra as pessoas por trás do documentário. Em sua tentativa bem-sucedida de enganar espectadores e aumentar a audiência, eles foram além de mostrar a verdade e sugeriram falsamente que eu estive envolvido ou facilitei crimes horríveis pelos quais os reais predadores de crianças foram processados e condenados.

Não me oponho a ninguém destacando minhas falhas como chefe, mas é errado induzir milhões de pessoas à falsa conclusão de que eu estive de qualquer forma envolvido em atos hediondos como aqueles cometidos por predadores de crianças. Devo um esclarecimento das coisas a mim mesmo, à minha família e às várias pessoas maravilhosas envolvidas em fazer essas séries.”

O Lado Sombrio da TV Infantil fala sobre a ascensão de Schneider como produtor, destacando seu trabalho em séries icônicas da Nickelodeon como O Show da Amanda, Drake & Josh, Zoey 101, iCarly, Brilhante Victoria e outros. Em formato de minissérie episódica, o documentário apresenta antigos artistas, roteiristas e outros integrantes da equipe por trás dessas séries, muitos dos quais acusaram Schneider de criar um ambiente de trabalho hostil e de sexualizar atores mirins. A série está disponível no Max.

Veja também: