Presidente da WB Animation e Cartoon Network diz que artistas precisam de proteção contra IA
Presidente da WB Animation e Cartoon Network diz que artistas precisam de proteção contra IA
Presidente da WB Animation não parece ver a IA como algo benéfico para a animação
As discussões sobre o uso de Inteligência Artificial em diversas produções, sejam elas filmes, jogos ou animações, estão cada vez mais presentes e se tornaram um dos principais pontos da greve dos atores e roteiristas em 2023. O Presidente da WB Animation e da Cartoon Network, Sam Register, comentou em uma matéria para o Los Angeles Time sua opinião sobre a IA, dizendo que os artistas precisam de proteção e oportunidades para trabalharem.
Na matéria Register disse:
“Como um estúdio de animação… é importante proteger os artistas e a forma de arte o máximo que pudermos… nós devemos dar trabalho para as pessoas que realmente fazem isso para que eles possam ter sua experiência inicial.”
O uso de IA já tem sido utilizado por algumas empresas como é o caso da Disney que utilizou a Inteligência Artificial para criar a abertura de Invasão Secreta, ou então a Netflix que em parceria com o estúdio WIT lançou um curta onde os cenários foram criados pela IA. Ambas as empresas receberam diversas críticas pela utilização da ferramenta, que tira a oportunidade principalmente de artistas que estão iniciando sua carreira.
Atualmente os Estados Unidos estão com um projeto de lei para proibir o uso de IA para replicar voz e imagem de artistas sem sua autorização, mas até o momento não engloba animadores e seus trabalhos. No Japão existem propostas para a regulamentação do uso da IA que faria com que a imagem gerada por inteligência artificial não fosse permitida ser usada para fins comerciais, caso seja muito similar ao original, já que a maior parte dessas ferramentas utiliza arte de outros artistas sem o seu consentimento para gerar a sua própria. Até o momento esses projetos ainda não foram aprovados, mas parece que não veremos uso de IA nos produções da Cartoon Network.
Confira também: