Pokémon: Conheça a primeira personagem transgênero da franquia
Pokémon: Conheça a primeira personagem transgênero da franquia
Personagem secundária dos games é motivo de debates, mas tem outra ainda mais antiga
No vasto mundo de Pokémon existem pessoas de todos os tipos e, claro, que não deixaria de existir personagens transgênero. Nos jogos, a primeira personagem oficialmente transgênero aparece em Pokémon X e Y, em 2013, no início da era Nintendo 3DS.
O nome da treinadora é Nova, da classe Beauty (Beudade, em português), esta é uma classe exclusivamente feminina. Porém, ao ser derrotada no jogo, ela afirma que, meros seis meses atrás, era um Black Belt (Faixa Preta, em português), uma classe exclusivamente masculina. De forma sutil, a personagem conta ter encarado um processo de afirmação de gênero.
Os demais diálogos da personagem apenas reforçam sua identidade como uma mulher transgênero. Ao aceitar a batalha, Nova declara que recentemente refez sua vida completamente e renasceu como uma Beauty.
De acordo com o canal Did You Know Gaming, para ter uma pequena chance de encontrá-la, o jogador precisa seguir uma série de passos específicos em Pokémon X e Y. Nova aparece como uma oponente no Battle Maison apenas na dificuldade normal. Após vencer 15 batalhas seguidas, existe 10% de chance que o novo treinador a te desafiar seja a Nova.
Apesar de ser a primeira treinadora trans dos games, existe uma personagem trans ainda mais antiga em outro canto da franquia. No mangá antológico How I Became a Pokémon Card, lançado apenas no Japão, a última história é sobre um menino transgênero chamado Akari, em 2003.
Leia também: