Outlander existe apenas por causa de Doctor Who, entenda
Outlander existe apenas por causa de Doctor Who, entenda
Séries compartilham diversas semelhanças
Escócia, viagens no tempo e romances fadados ao fracasso. Essa parece a fórmula perfeita para um episódio de Doctor Who, mas se trata do livro e série Outlander. O que nem todos sabem é que as duas histórias compartilham muito mais do que apenas uma semelhança narrativa, isso por que um dos protagonistas de Diana Gabaldon teve como base um companion do Doutor.
Quando a professora e mãe Gabaldon decidiu se tornar uma autora, a sua única certeza é que escreveria um romance histórico. Foi então que, após se deparar com uma reprise de Doctor Who, descobriu que seu livro se passaria na Escócia, mais especificamente, no século XVIII.
“Pensei em escrever um livro para praticar, só para aprender como, e achei que talvez um romance histórico fosse a coisa mais fácil para escrever […] Bem, aconteceu de eu ver uma reprise de [Doctor Who] e fiquei encantada com um personagem secundário – um jovem escocês de 1745, que apareceu em seu kilt. ‘Bem, isso é atraente’, eu disse. ‘Sim, por que não? Escócia, século XVIII’. Foi assim que comecei, sem saber nada sobre a Escócia ou sobre o século XVIII, sem enredo, sem esboço, sem personagens – nada além das imagens um tanto vagas de um homem de kilt (que é, obviamente, uma imagem muito poderosa e convincente)”, relatou em seu blog.
A fase de Doctor Who descrita por Gabaldon não é aleatória. Apesar de não termos ideia do episódio que a autora assistiu, o que sabemos é que ela se deparou com Jamie McCrimmon, companion do Segundo Doutor.
O personagem apareceu na série pela primeira vez em 1966, no episódio The Highlanders, onde ele encontra Doutor, Ben e Polly logo após a Batalha de Culloden em 1746.
A tal “batalha” pode parecer familiar para os fãs de Outlander e isso é por este acontecimento ser a base para boa parte da série e livro. Na história, Claire, uma enfermeira dos anos 40, é transportada através do tempo para o ano de 1743. Lá, ela conhece Jamie Fraser, um escocês que, aparentemente, irá morrer durante a Batalha de Culloden.
Os nomes Jamie McCrimmon e Jamie Fraser não são aleatórios. Gabaldon não apenas se inspirou na história de Jamie, como também levou o nome do companion para seu protagonista.
Apesar da inspiração em Doctor Who, a criação de Jamie Fraser também apresenta uma curiosa coincidência. Isto é, Jamie McCrimmon é vivido por Frazer Hines, o que faz do primeiro nome do ator uma variação do sobrenome do Jamie de Gabaldon.
De acordo com a autora, ela nunca soube o nome de Hines, uma vez que, quando a série era transmitida na PBS, todos os créditos dos episódios eram cortados. O sobrenome “Fraser” surgiu em meio a uma de suas pesquisas sobre a Batalha de Culloden e os sobreviventes Jacobitinos.
Desde então, o mundo de Outlander e Doctor Who não pararam de compartilhar coincidências. Além do enredo envolvendo viagens no tempo e “momentos fixos na história”, diversos atores da série britânica já se viram em Outlander, como Bill Paterson, Annette Badland, Tobias Menzies e, mais recentemente, Tony Curran, o Vincent Van Gogh de Doctor Who.
Aproveite e continue lendo: