Os Anéis de Poder: História da série é baseada em qual livro?

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder: História da série é baseada em qual livro?

Por Jaqueline Sousa

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está voltando para o Prime Video com uma nova temporada que promete continuar expandindo o universo criado por J.R.R. Tolkien. Com novos e velhos personagens, o capítulo dois do programa vem aí para dar continuidade à história da Segunda Era da Terra-média. Mas qual obra de Tolkien serve como inspiração para o programa? Bom, a resposta não é tão simples.

Os Anéis de Poder é inspirado em um livro de Tolkien?

Os Anéis de Poder não é uma adaptação de uma obra ficcional escrita por Tolkien, mas sim de relatos sobre a Segunda Era deixados pelo autor.

A resposta mais direta para a pergunta acima é: não exatamente. A série Os Anéis de Poder não é inspirada em um livro específico de Tolkien, como é o caso das trilogias cinematográficas de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, ambas dirigidas por Peter Jackson e baseadas nas respectivas obras literárias assinadas pelo criador desse universo.

Não é esse o caso de Os Anéis de Poder. A produção do Prime Video é apenas inspirada nos escritos de Tolkien, já que o escritor não deixou obras robustas que retratam a história contada no programa.

Assim, o que você acompanha na série são narrativas inéditas que usam como base apêndices escritos pelo autor – que estão em edições de O Senhor dos Anéis e apresentam alguns detalhes sobre grandes acontecimentos da Segunda Era da Terra-média, o período que a série explora.

Em entrevista à Vulture, em 2022, J.D. Payne, um dos showrunners de Os Anéis de Poder, contou um pouco mais sobre o processo criativo da série, falando que, embora os fãs conheçam elementos ou algumas histórias do que aconteceu antes da trilogia de O Senhor dos Anéis, o que está presente no programa do Prime Video são narrativas inéditas:

“Tolkien falou sobre não criar a Terra-média, mas escavá-la. Sentimos que estávamos descobrindo coisas que já estavam ali. As pessoas ouviram essas histórias em montagens e flashes, mas o que temos na série são grandiosas histórias não contadas.”

Os escritos de Tolkien que inspiraram Os Anéis de Poder

Os Anéis de Poder usa informações dos apêndices escritos por Tolkien e referências de O Senhor dos Anéis e O Hobbit para construir histórias originais.

Como dito anteriormente, apesar de Os Anéis de Poder não beber da fonte de um livro de ficção como a trilogia de O Senhor dos Anéis, muitos escritos de Tolkien que detalham o universo da Terra-média serviram como inspiração para a série do Prime Video. Nesse caso, foram utilizados os famosos apêndices da trilogia original, cujos direitos também foram adquiridos pela Amazon quando a empresa fechou o acordo com o espólio do escritor para poder usar legalmente conteúdos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit em produções audiovisuais.

Os apêndices de O Senhor dos Anéis nada mais são do que textos que foram escritos por Tolkien a fim de complementar a obra original com informações adicionais a respeito do universo da saga. Logo, não são histórias ficcionais, mas sim relatos mais objetivos sobre acontecimentos ou personagens que ajudaram a dar mais consistência ao mundo criado pelo autor. Entre as ocorrências mais importantes da época que constam nesses escritos estão a ascensão de Sauron, a criação do Um Anel e a queda de Númenor, por exemplo.

Além disso, vale ressaltar que embora O Silmarillion também conte com alguns excertos que falam da Segunda Era e, principalmente, da Primeira Era, a Amazon não tem os direitos legais da coletânea que foi publicada após a morte de Tolkien, pois estes permanecem sob controle do espólio do escritor. Portanto, a obra não foi usada como inspiração para a série (algo que era especulado na época anterior ao lançamento), conforme confirmado pelos próprios showrunners em entrevista à Vanity Fair, em 2022.

“Nós temos os direitos exclusivamente de A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei, os apêndices e O Hobbit”, J.D. Payne explicou. “E é isso. Nós não temos os direitos de O Silmarillion, Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média, A História da Terra-média, ou qualquer outro livro desse tipo.”

Os showrunners ainda garantiram na época à Vanity Fair que “há uma versão de tudo que precisam da Segunda Era nos livros aos quais possuem direitos”. A dupla também disse que a equipe trabalhou em conjunto com “renomados historiadores de Tolkien e o espólio do escritor” para ter a certeza de que o material da série respeitaria o cânone, além de não ferir direitos autorais.

A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia em 29 de agosto no Prime Video.

Aproveite também: