One Piece: Quem é o Dr. Vegapunk?
One Piece: Quem é o Dr. Vegapunk?
O maior cérebro do mundo de One Piece (literalmente) é um personagem fascinante
Atenção: Alerta de Spoilers!
Depois de centenas e centenas de capítulos, Eiichiro Oda finalmente introduziu formalmente o maior cientista do mundo de One Piece: Dr. Vegapunk. Responsável por grande parte das tecnologias insanas da história, envolto em segredos e com um dos melhores designs da obra, o personagem é ponto focal no arco de Egghead e trouxe informações que viraram a obra de cabeça para baixo.
Se você ouviu esse nome por aí e está curioso sobre o personagem ou precisa refrescar sua memória sobre alguns de seus feitos, preparei esse texto com as informações básicas para conhecer o Dr. Vegapunk. Importante dizer que esse artigo NÃO traz grandes revelações, apenas detalhes sobre a vida do cientista e sua relação com mundo de One Piece.
Quem é o Dr Vegapunk?
Citado nominalmente no arco de Pós-Ennies Lobby, vemos invenções ou repercussões das descobertas de Vegapunk desde o início de One Piece. Ele é conhecido como o maior cientista do mundo, responsável por levar energia elétrica para muitas ilhas ao redor do globo. Ele também é o principal cientista do Governo Mundial, atuando na criação de armas, defesa e fontes de energia.
Vegapunk só foi introduzido oficialmente na história no arco de Egghead, quando descobrimos que o inventor fez seis clones de si mesmo, com fragmentos de seu cérebro, para potencializar seu trabalho. Assim, atualmente temos 7 Vegapunks; os Satélites – Shaka, Lilith, Edison, Pitágoras, Atlas e York – que encarnam, cada um, uma faceta da personalidade do cientista, e o Stella Vegapunk (stella de “estrela”, não é o nome dele) o corpo principal.
A carreira do Doutor Vegapunk
Dr Vegapunk tem 65 anos no presente do mangá. Ele nasceu na Grand Line, ilha Karakuri, no país do futuro, Baldimore. Mesmo em sua infância, Vegapunk já se mostrava como um grande inventor e foi por conta de sua inteligência e feitos que sua terra natal recebeu esse título.
Para potencializar sua inteligência ainda mais, Vegapunk comeu a Nomi Nomi no Mi, a fruta do cérebro, que permite ao usuário armazenar uma quantidade infinita de informação em seu cérebro, com o preço de que sua cabeça crescerá proporcionalmente. Assim, ele continuou pesquisando, criando e crescendo, fazendo seu nome no mundo de One Piece e chamando atenção.
Quando mais velho, Vegapunk fundou a MADS: Laboratório pela Paz, uma equipe de pesquisa ilegal com a participação de alguns dos cientistas mais infames do mundo: Judge Vinsmoke, Queen, Buckingham Stussy e Caesar Clown, tudo bancado pelo “Deus da Fortuna” Du Feld, um chefão do submundo.
A inteligência de Vegapunk atraiu a atenção do Governo Mundial e, com uma oferta de grande investimento para suas pesquisas (e a promessa de não jogá-lo em Impel Down) ele se torna o principal cientista do governo e Marinha. Tempos depois ele recebe até sua própria ilha para conduzir pesquisas, Punk Hazzard, onde emprega seu antigo assistente, Caesar Clown.
Após o incidente com Caesar, quando Punk Hazzard foi devastada, Vegapunk transfere suas pesquisas para uma nova ilha: Egghead, agora conhecida com “Ilha do Futuro”. É lá que ele finalmente conhece os Chapéus de Palha, palco de um incidente que deve mudar o mundo de One Piece para sempre.
Invenções de Vegapunk
Muito da tecnologia do mundo de One Piece é atribuída a Vegapunk. É dito que ele é o homem que “iluminou o mundo”, levando energia elétrica para vários pontos do planeta. Ele é um grande nome na medicina, no desenvolvimento de armas, sistemas de defesa, de comunicação (Den Den Mushi), engenharia genética e na pesquisa científica no geral.
É Vegapunk quem encontrou uma forma de “alimentar” objetos inanimados e armas com Akuma no Mi. Ele também criou métodos de imitar e copiar Frutas com perfeição (com exceção de Logias). Tudo isso porque Vegapunk é quem descobriu e começou a manipular o “fator genético”, a versão de One Piece do DNA, chegando ao ponto de desenvolver clones, androides, curar doenças impossíveis e replicar Frutas.
E é o Dr. Vegapunk o criador dos Pacifistas, a maior arma do Governo Mundial e da Marinha depois dos Almirantes. Antes clones de Bartholomew Kuma com alterações genéticas e mecânicas, Vegapunk evoluiu sua criação para uma combinação das raças e poderes mais destrutivos do mundo, chegando nos Serafins.
Por último, mas não menos importante, o sonho de Vegapunk era o de encontrar uma fonte de energia infinita, para realmente iluminar o mundo todo. Ainda não dá para dizer se ele chegou exatamente em seu objetivo, mas ele criou sim algo próximo, tido como um dos bens mais preciosos do Governo Mundial atualmente.
Inspirações de Vegapunk
Eiichiro Oda muitas vezes se inspira em figuras do mundo real para seus personagens mais importantes; com o Dr. Vegapunk não foi diferente. Ele é, obviamente, uma referência à icônica foto de Albert Einstein mostrando a língua – e sua história e conflitos refletem o cientista.
A maçã em sua cabeça atual é uma homenagem a Isaac Newton e a teoria da gravidade, enquanto sua cabeça completa tinha o formato de uma lâmpada elétrica, um aceno à criação de Thomas Edison.
Edison também é um dos Satélites de Vegapunk, assim como Pitágoras. Oda também faz referência na história a outros grandes cientistas e inventores históricos, como Dédalo, Da Vinci e Oppenheimer.
Quer mais One Piece? Veja a lista abaixo: