O Último Ancestral: Universo afrofuturista brasileiro ganha prévia gratuita de livro de RPG de mesa
O Último Ancestral: Universo afrofuturista brasileiro ganha prévia gratuita de livro de RPG de mesa
Inspirado em livro de Ale Santos, game oferece um mundo de ciborgues e magia
Em um futuro alternativo, os ciborgues perseguiram todos que creem no divino, especialmente nos orixás. Este é o universo do livro O Último Ancestral, romance afrofuturista escrito pelo brasileiro Ale Santos. Depois de lançar A Malta Indomável, outro livro derivado no mesmo universo, e anunciar uma adaptação para o audiovisual, o autor lança um livro de RPG de mesa que mergulha o jogador em seu futuro distópico.
Como funciona um RPG afrofuturista?
Assim como o clássico Dungeons & Dragons, este jogo precisa apenas que os jogadores preencham uma ficha descrevendo seu personagem e da liderança de um Mestre do Jogo para acontecer. Todas as ferramentas para o início de uma partida estão sendo distribuídas gratuitamente pela editora Craftando Jogos em sua página oficial no formato do ebook O Último Ancestral RPG — Jogo Rápido.
Cada jogador poderá escolher entre cinco trampos, que funcionam como as classes tradicionais do gênero: hacker, mecânico, poeta digital, sacerdote e soldado do morro. Para solucionar os conflitos, o game utiliza dados simples de seis lados, que podem ser encontrados em qualquer jogo de tabuleiro, o que torna a aventura ainda mais acessível para quem ficar curioso.
Mais aventuras no Universo Ancestral
A editora ainda pretende lançar em breve uma campanha paga — isto é, a descrição completa de uma aventura — para que seja possível explorar uma história oficial neste universo, supervisionada pelo próprio Ale Santos. Para viabilizar a experiência completa, um financiamento coletivo será iniciado em breve na plataforma Catarse.
Leia também: