O Problema dos 3 Corpos: Conheça os livros em que se baseia série da Netflix

Capa da Publicação

O Problema dos 3 Corpos: Conheça os livros em que se baseia série da Netflix

Por Gus Fiaux

Recentemente, chegou ao catálogo da Netflix O Problema dos Três Corposadaptação seriada da trilogia escrita por Cixin Liu. Com uma produção de alto valor – e envolvimento de David BenioffD.B. Weiss, os criadores de Game of Thrones – a série já está entre as mais assistidas da plataforma de streaming nas últimas semanas.

No entanto, a história profundamente detalhada que mescla elementos de matemática, filosofia e ficção científica é bem mais complexa do que muitos imaginam, e pode ficar ainda mais interessante nas próximas temporadas, caso a série da Netflix seja renovada para novos anos. Aqui, você vai descobrir tudo sobre O Problema dos Três Corpos – a história dos livros, quem escreveu e algumas adaptações inusitadas!

Os livros

A saga que deu origem a O Problema dos Três Corpos da Netflix começou em 2008, através do livro homônimo de Cixin Liu, que logo daria origem à trilogia Lembranças do Passado da Terra. No Brasil, todos os capítulos foram lançados pela Editora Suma.

A série explora um vasto recorte temporal, que vai desde a década de 60 ao futuro do Planeta Terra, enquanto a raça humana precisa se preparar para a chegada de uma espécie alienígena hostil. Cada livro traz diferentes personagens, todos ambientados nesse mesmo universo.

O Problema dos Três Corpos

Lançado em 2008, O Problema dos Três Corpos começa na China em meados dos anos 60, após a Revolução Cultural. Um grupo de cientistas é selecionado para participar de testes especiais explorando ondas sonoras e uma possível comunicação com seres alienígenas.

A história se movimenta até os anos 2010, quando uma civilização extraterrestre em ruínas planeja deixar o próprio planeta para trás, em busca de uma nova chance na Terra. Assim, começa uma corrida contra o tempo enquanto os seres humanos se preparam para o pior.

O nome do livro vem de um problema astrofísico real, que dita o caos na movimentação de três corpos celestiais que operam sob a influência de suas próprias forças gravitacionais. Quem leu os livros ou assistiu a série sabe muito bem como esse elemento é incorporado à narrativa.

A Floresta Sombria

Anos após os eventos do primeiro livro, a humanidade se encontra em um beco sem saída, já que os alienígenas – que vêm do planeta conhecido como Trissolaris, por conta de seus três sóis – desenvolveram tecnologias avançadas que são capazes de “travar” todo o desenvolvimento científico e tecnológico do Planeta Terra.

Sabendo que uma invasão é iminente, lideranças da Terra propõem a criação do programa das “Barreiras“, em que quatro indivíduos de certa notoriedade precisam arquitetar planos secretos para contra-atacar os invasores. No meio disso, acompanhamos Luo Ji, um professor de sociologia que é selecionado para o programa das Barreiras e precisa abandonar seus vícios do passado para salvar seu próprio povo.

O título do livro tem a ver com uma teoria proposta na própria obra – a Tese da Floresta Sombria, que diz que o universo é como uma grande floresta, onde qualquer um que revele sua localização é imediatamente caçado e morto por “lobos” – que nesse caso, representam civilizações alienígenas hostis.

O Fim da Morte

Publicado em 2010, O Fim da Morte é o terceiro e último capítulo da trilogia Lembranças do Passado da Terra. O livro se passa cinquenta anos após seu antecessor, e mostra as consequências da Batalha do Fim do Mundo, onde um personagem importante conseguiu chegar a um tratado com os trissolarianos.

A história então acompanha Cheng Xin, uma engenheira aeroespacial que desperta num futuro distante, e logo vai precisar descobrir seu próprio legado e papel na salvação da humanidade. O livro apresenta novos conceitos físicos e astronômicos, e brinca com a ideia de outras dimensões.

Além disso, é um desfecho que aborda todas as cinco eras do desenvolvimento humano – desde a Era Comum, que abarca toda a história documentada até os eventos do primeiro livro – até a Era da Galáxia, em várias centenas de anos no futuro.

Quem escreveu O Problema dos Três Corpos

A saga foi escrita por Cixin Liu, autor, roteirista e engenheiro da computação chinês que nasceu em Pequim, no ano de 1963. Seus pais trabalhavam nas minas quando ele era pequeno, mas graças à violência da Revolução Cultural, ele acabou sendo enviado para morar na antiga cidade de onde veio sua família, He’nan.

Anos depois, Cixin se formaria em engenharia da computação pela Universidade de Água e Energia Elétrica do Norte da China, e passou a trabalhar na área em 1988. Seu primeiro livro seria publicado no ano seguinte. Intitulada China 2185, a obra seria considerada o primeiro livro cyberpunk de um autor chinês.

A saga Lembranças do Passado da Terra se tornou um grande fenômeno cultural na China, vendendo milhões de cópias antes mesmo de seu lançamento mundial, que só aconteceria em 2014. O Problema dos Três Corpos inclusive ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Livro, enquanto o terceiro da trilogia, O Fim da Morte, também foi um dos finalistas para o troféu, que é considerado o “Oscar” da literatura.

O Problema dos Três Corpos da Netflix

Com um rápido sucesso mundial, seguido por sua publicação em vários países, Lembranças do Passado da Terra se tornou alvo dos interesses de Hollywood. Em 2020, a Netflix anunciou o desenvolvimento de sua própria adaptação dos livros, que traria Cixin Liu como consultor e produtor. Enquanto isso, David Benioff D.B. Weiss, criadores de Game of Thrones, ficariam responsáveis pelo roteiro e pelo desenvolvimento, ao lado de Alexander Woo.

A série começou a ser gravada em novembro de 2021, e logo foi impactada por uma série de eventos no mundo real, como a crise da COVID-19 e as recentes greves de atores e roteiristas em Hollywood. Em 2024, a produção finalmente chegou ao catálogo do streaming, com oito episódios em sua primeira temporada.

O elenco traz dezenas de nomes, como Jovan Adepo, Rosalind Chao, Eiza González, Benedict Wong e Jess Hong. A série ainda faz uma piscadinha para os fãs de Game of Thrones, trazendo de volta os astros John Bradley e Liam Cunningham (o Sam Tarly e o Sor Davos, respectivamente).

Outras adaptações

Como mencionado anteriormente, tanto O Problema dos Três Corpos quanto toda a trilogia Lembranças do Passado da Terra se tornou um grande fenômeno cultural na China. Enquanto os EUA ainda estão desbravando sua primeira adaptação da série, o país asiático já entregou várias versões (umas bem sucedidas, outras nem tanto).

Há um filme em 3D que vem sendo desenvolvido desde 2014, e que originalmente estava programado para sair em 2017. No entanto, há uma questão delicada envolvendo os direitos dessa adaptação, e ela até hoje se encontra adiada por tempo indeterminado, com algumas prévias já tendo sido divulgadas e/ou vazadas na internet.

Em 2022, uma série animada foi lançada para a Bilibili, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da China – e embora essa animação carregue o título do primeiro livro, sua história é baseada no segundo da saga, A Floresta Sombria

Por fim, em 2013, uma série chamada Three-Body também foi lançada, pela Tencent (a equivalente da Netflix na China). Com trinta episódios, a produção adapta o primeiro livro e já foi até lançado em mercados ocidentais, como por exemplo através do Peacock, nos Estados Unidos.

O Problema dos Três Corpos está disponível na Netflix.

Abaixo, veja também: