Naruto: Por que Hinata e Hanabi não tinham o Selo da Maldição da Família Hyūga?

Capa da Publicação

Naruto: Por que Hinata e Hanabi não tinham o Selo da Maldição da Família Hyūga?

Por Márcio Jangarélli

Um dos plots mais dolorosos do início de Naruto, a história de Neji, Hinata e do Selo de Maldição do clã Hyūga é uma analogia ao sistema de clãs e castas que ainda tem influência no Japão nos dias de hoje. No entanto, essa parte da história ainda levanta dúvidas entre os fãs, especialmente sobre o motivo do shinobi carregar o selo e suas primas, Hinata e Hanabi, não.

A resposta para isso é consideravelmente simples, mas precisamos entender, antes, como o clã Hyūga funciona e o que exatamente é esse Selo.

O Clã Hyūga e o Selo

Na história de Naruto, os Hyūga são um dos clãs mais famosos do mundo ninja, rivalizando com os Uchiha. Isso porque é essa linhagem que carrega o kekkei genkai do Byakugan, um doujutsu vindo do lendário clã Otsutsuki, conhecido principalmente por sua capacidade de enxergar o fluxo de chakra em seres vivos.

Por conta desse doujutsu, os Hyūga se tornaram uma das principais forças do País do Fogo, mas também se viram alvo de outras nações e grupos tentando roubar seus segredos e poderes. E, como sabemos, no mundo de Naruto, o corpo de um ninja, mesmo depois de morto, é valioso e pode passar uma habilidade hereditária adiante – vide o caso do Kakashi com o Sharingan.

Assim, os Hyūga criaram o Selo da Maldição para proteger seus segredos, tornando o Byakugan inutilizável depois da morte do shinobi. No entanto, esse fuuinjutsu também colaborou para algo interno ao clã: fortalecer a hierarquia existente dentro da família.

Acontece que o clã Hyūga funciona em um sistema de castas, divididos entre “Casa Principal”, aqueles que controlam a família, e “Casa Secundária”, aqueles que protegem e servem à família – portanto, se colocando em risco e deixando o Byakugan em uma posição vulnerável. Assim, o Selo é colocado apenas nos membros da Casa Secundária, servindo para selar o doujutsu em caso de morte e para controlá-los enquanto servos, visto que o fuuinjutsu também permite que a Casa Principal torture e, em alguns casos, mate os secundários desobedientes.

Hinata, Hanabi e Neji

 

No caso de Hinata, Hanabi e Neji, a resposta é simples (até certo ponto). Hinata e Hanabi são filhas de Hiashi, líder do clã, então pertencem à Casa Principal. Já Neji é filho de Hizashi, irmão de Hiashi, membro da Casa Secundária. Ainda que sejam gêmeos, Hiashi nasceu minutos antes de Hizashi, o que determinou a posição dos dois na família.

Assim, Hinata foi escolhida como herdeira do Clã Hyūga, sendo a filha mais velha de Hiashi. Porém, por conta de sua aparente inabilidade com o treinamento rigoroso da família e o crescimento grandioso dos poderes de sua irmã mais nova, Hinata perde seu posto como herdeira, com Hiashi decidindo que Hanabi será treinada para se tornar líder do clã.

A questão, no entanto, é que Hanabi já deveria ter sido marcada pelo Selo, sendo a filha mais nova – assim como aconteceu com Hiashi e Hizashi. Aqui as coisas ficam turvas, porque não há uma explicação oficial na história. Algumas pessoas atribuem isso ao fato da morte de Hizashi, se sacrificando no lugar do irmão, ter mudado a visão de Hiashi sobre as direções do clã. Outros afirmam que é apenas nepotismo ou furo de roteiro.

Se as regras estabelecidas fossem seguidas à risca, Hinata, independente de seu nível de poder quando mais nova (que vimos não indicar muito, considerando que ela se torna uma grande kunoichi) seria a herdeira do clã Hyūga e Hanabi receberia o Selo e integraria a Casa Secundária. No fim, dá para entender a raiva do Neji, não?

Quer ler mais sobre anime? Veja também: