Monstros: O que os verdadeiros irmãos Menendez disseram sobre a série da Netflix?
Monstros: O que os verdadeiros irmãos Menendez disseram sobre a série da Netflix?
Em meio a polêmicas envolvendo a ficcionalização do caso, os irmãos Menendez também fizeram declarações sobre a série
Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais chegou ao catálogo da Netflix em setembro causando intensos burburinhos. Segunda temporada da série antológica Monstros, produção criada por Ryan Murphy cujo ponto de partida foi a também polêmica Dahmer: Um Canibal Americano, Irmãos Menendez é inspirada na história real de Lyle e Erik Menendez, dois irmãos que assassinaram os pais no ano de 1989.
Em meio a controvérsias envolvendo a ficcionalização do caso nas telinhas, a série vem recebendo várias críticas, inclusive vindas dos próprios irmãos Menendez, que seguem vivos e encarcerados até os dias de hoje após terem sido condenados pelo crime. Mas o que eles tem a dizer sobre a série da Netflix?
- O que os irmãos Menendez reais falaram sobre a série da Netflix?
- O que Ryan Murphy disse sobre as críticas da família Menendez sobre a série da Netflix?
O que os irmãos Menendez reais falaram sobre a série da Netflix?
Como dito, Lyle e Erik Menendez estão presos até os dias de hoje depois que foram considerados culpados pelo assassinato de Jose e Kitty Menendez, seus pais, em 1989. A dupla foi condenada à prisão perpétua em 1996 após um julgamento que foi intensamente comentado pela imprensa da época.
Atualmente, Lyle e Erik, cujas idades são 53 e 56, respectivamente, estão encarcerados em uma penitenciária em San Diego, na Califórnia (EUA), de onde divulgaram uma declaração a respeito da série da Netflix. O texto foi assinado por Erik Menendez e compartilhado por sua esposa, Tammi Menendez, nas redes sociais (via Variety).
Na declaração, Erik diz que a série fez “um retrato desastroso” de ambos os irmãos, e ainda criticou Ryan Murphy, afirmando que o criador da série teve uma “má intenção” ao adaptar o caso para as telinhas.
“Só posso acreditar que fizeram isso de propósito”, Erik Menendez diz em sua declaração sobre a série. “Digo isso com o coração apertado, mas acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos das nossas vidas para fazer isso sem ter uma má intenção.”
Erik Menendez segue sua declaração afirmando que a Netflix foi “desonesta” ao lidar com o caso na série:
“É triste para mim saber que o retrato desonesto da Netflix sobre as tragédias envolvendo o nosso crime fez com que as dolorosas verdades reveladas retrocedessem – de volta para um tempo onde a promotoria construía uma narrativa em um sistema de crenças de que homens não são abusados sexualmente, e que homens experienciam o trauma de um estupro diferente de mulheres.”
O que Ryan Murphy disse sobre as críticas da família Menendez sobre a série da Netflix?
A título de curiosidade, vale mencionar que, logo após Erik Menendez divulgar sua declaração criticando a série da Netflix, Ryan Murphy respondeu às críticas durante uma entrevista ao Entertainment Tonight (via BBC). O criador do programa antológico reconheceu que “deve ter sido difícil” para eles verem suas vidas representadas na ficção, mas que “achava interessante que ele [Erik] emitiu a declaração sem assistir à série”.
Murphy disse que “60-65% da série gira em torno do abuso, e do que eles afirmam que aconteceu”, referindo-se aos relatos dos irmãos Menendez, na época do julgamento, de que eles teriam sofrido abusos do pai que eram acobertados pela mãe. O criador ainda afirmou que a produção lidou com o assunto com “muito cuidado”.
Já em entrevista ao Tudum, Murphy declarou que achava os comentários da família Menendez a respeito da série uma “indignação falsa”:
“Acho que é muita indignação falsa. Acho que a série é a melhor coisa que aconteceu com os irmãos Menendez em 30 anos de prisão. Eles disseram isso. Eles disseram isso aos advogados. Acho que é muito difícil ver suas vidas se espalhando ao redor do mundo, mas acho [que a série] está fazendo um trabalho realmente maravilhoso em fazer com que as pessoas falem sobre o caso deles, falem sobre a inocência ou culpa, falem sobre [se eles] deveriam ter um outro julgamento, ou será que deveriam ser liberados?”
Murphy também destacou que Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais impulsionou debates sobre abuso sexual, “informando uma geração inteira acerca do caso”.
Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais está disponível na Netflix.
Aproveite também: