Merlin, o mago mais famoso do mundo, também está no universo de Harry Potter e estudou em Hogwarts

Capa da Publicação

Merlin, o mago mais famoso do mundo, também está no universo de Harry Potter e estudou em Hogwarts

Por Equipe Legião dos Heróis

Merlin é um personagem mítico antigo que nasceu nas histórias populares da Grã-Bretanha. Ligado aos contos dos cavaleiros da Távola Redonda e nas histórias do Rei Arthur, ele é conhecido por ser um dos magos mais famosos e poderosos da cultura pop.

Merlin, assim como outros personagens das lendas arthurianas, protagonizam incansáveis debates no meio histórico e acadêmico, pois há quem diga que ele havia existido de fato e que fora um grande mago, com poderes inclusive de levitação e metamorfose.

Porém, o que muita gente não sabe é que Merlim também faz parte do universo de Harry Potter, embora nunca tenha aparecido de forma concreta nos 7 livros da saga.

Logo nas primeiras histórias escritas por J.K. Rowling, descobrimos que há uma “Ordem de Merlin”, que nada mais é que uma honraria concedida a bruxos e bruxas que realizaram grandes feitos. Personagens como Alvo Dumbledore, Newt Scamander e Gilderoy Lockhart são descritos como detentores de uma “Ordem de Merlin”.

Merlin no cartão que vem nos Sapos de Chocolate

Em 2011, porém, no lançamento do site Pottermore, onde Rowling lançou novas histórias e materiais inéditos ligados ao universo da franquia, foi revelado mais alguns detalhes sobre o papel de Merlin em Harry Potter.

Segundo ela, Merlin frequentou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts logo após sua fundação e foi selecionado para a Casa Sonserina. Diz a lenda que ele usava uma varinha feita de carvalho inglês e que teve um excelente desempenho durante seus estudos.

Após deixar Hogwarts, Merlin juntou-se à Corte do Rei Arthur e conseguiu um lugar na Távola Redonda, onde se tornou amigo de Sir Cadogan — que nos livros de Harry Potter, é um cavaleiro cujo retrato está em Hogwarts e que substituiu a Mulher Gorda como guardião da Sala Comunal da Grifinória após um ataque de Sirius Black. Nessa posição, Merlin ganhou destaque por sua rivalidade com Morgan le Fay, uma poderosa bruxa das trevas.

Apesar de pertencer à Sonserina, Merlin se diferenciava de muitos membros da casa por acreditar firmemente nos direitos dos trouxas de viver pacificamente ao lado dos bruxos. Ele defendia que bruxos e bruxas deveriam ajudar os trouxas a progredir. 

O legado de Merlin para o Mundo Bruxo foi gigantesco e até hoje ele se tornou parte de uma expressão cotidiana: “Pelas barbas de Merlim!”, dizem os bruxos para indicar surpresa.

Fique com: