Matador de Aluguel: Roteirista acusa Amazon de usar IA no filme com Jake Gyllenhaal

Capa da Publicação

Matador de Aluguel: Roteirista acusa Amazon de usar IA no filme com Jake Gyllenhaal

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Entre os lançamentos de março no Prime Video está Matador de Aluguel, filme que é uma releitura da produção de mesmo nome lançada em 1989, dessa vez trazendo Jake Gyllenhaal e Conor McGregor. Apesar de trazer nomes conhecidos, a produção está passando por alguns problemas, seja as reclamações do diretor Doug Liman com o fato do longa ser lançado somente no streaming ou então acusações de que a Amazon utilizou Inteligência Artificial no desenvolvimento do projeto.

A acusação foi feita por R. Lance Hill, (via Deadline) conhecido pelo seu nome profissional de David Lee Henry que foi o co-roteirista do Matador de Aluguel original. Segundo a acusação, a Amazon utilizou de Inteligência Artificial para conseguir finalizar a produção até a data de 10 de novembro de 2023, o limite que havia sido estabelecido.

De acordo com o roteirista, a empresa utilizou o recurso para replicar as vozes de alguns atores, já que a Greve dos Atores ainda estava em vigor. As acusações são reforçadas pelo fato de que o produtor do filme, Joe Silver, havia saído da produção em novembro, o que supostamente teria sido motivado ao menos em parte por preocupações com o uso de IA.

Amazon está sendo acusada de utilizar inteligência artificial para finalizar Matador de Aluguel

A Amazon disse que as acusações não têm méritos e são falsas e que o estúdio irá se defender. Mas além do processo, a produção também está passando por críticas do próprio diretor. Segundo Liman, ele havia assinado com a MGM para fazer um filme para os cinemas, o que não está sendo o caso, e com isso está tentando boicotar a produção. Apesar disso, em entrevista ao Total Film, Gyllenhaal disse que o filme nunca esteve planejado para ser lançado nos cinemas:

“Eu adoro a tenacidade de Doug e eu acho que ele está defendendo os cineastas e lançamentos no cinema. Mas, quer dizer, a Amazon sempre deixou claro que seria para o streaming. Eu só quero que o máximo de pessoas consigam ver. E eu acho que vivemos em um mundo que está mudando como assistimos filmes e como eles são feitos. O que é claro para mim e o que eu gosto muito é o grande amor de Liman pelo filme e seu orgulho, como ele se importa e como ele quer que as pessoas vejam o filme.”

Apesar das várias polêmicas, Matador de Aluguel está previsto para chegar ao Prime Video no dia 8 de março.

Confira também: