Matador de Aluguel: Roteirista acusa Amazon de usar IA no filme com Jake Gyllenhaal
Matador de Aluguel: Roteirista acusa Amazon de usar IA no filme com Jake Gyllenhaal
Filme está envolvido em diversas polêmicas
Entre os lançamentos de março no Prime Video está Matador de Aluguel, filme que é uma releitura da produção de mesmo nome lançada em 1989, dessa vez trazendo Jake Gyllenhaal e Conor McGregor. Apesar de trazer nomes conhecidos, a produção está passando por alguns problemas, seja as reclamações do diretor Doug Liman com o fato do longa ser lançado somente no streaming ou então acusações de que a Amazon utilizou Inteligência Artificial no desenvolvimento do projeto.
A acusação foi feita por R. Lance Hill, (via Deadline) conhecido pelo seu nome profissional de David Lee Henry que foi o co-roteirista do Matador de Aluguel original. Segundo a acusação, a Amazon utilizou de Inteligência Artificial para conseguir finalizar a produção até a data de 10 de novembro de 2023, o limite que havia sido estabelecido.
De acordo com o roteirista, a empresa utilizou o recurso para replicar as vozes de alguns atores, já que a Greve dos Atores ainda estava em vigor. As acusações são reforçadas pelo fato de que o produtor do filme, Joe Silver, havia saído da produção em novembro, o que supostamente teria sido motivado ao menos em parte por preocupações com o uso de IA.
A Amazon disse que as acusações não têm méritos e são falsas e que o estúdio irá se defender. Mas além do processo, a produção também está passando por críticas do próprio diretor. Segundo Liman, ele havia assinado com a MGM para fazer um filme para os cinemas, o que não está sendo o caso, e com isso está tentando boicotar a produção. Apesar disso, em entrevista ao Total Film, Gyllenhaal disse que o filme nunca esteve planejado para ser lançado nos cinemas:
“Eu adoro a tenacidade de Doug e eu acho que ele está defendendo os cineastas e lançamentos no cinema. Mas, quer dizer, a Amazon sempre deixou claro que seria para o streaming. Eu só quero que o máximo de pessoas consigam ver. E eu acho que vivemos em um mundo que está mudando como assistimos filmes e como eles são feitos. O que é claro para mim e o que eu gosto muito é o grande amor de Liman pelo filme e seu orgulho, como ele se importa e como ele quer que as pessoas vejam o filme.”
Apesar das várias polêmicas, Matador de Aluguel está previsto para chegar ao Prime Video no dia 8 de março.
Confira também: