Diretor de Matador de Aluguel critica Amazon por lançar filme direto para streaming, veja o trailer
Diretor de Matador de Aluguel critica Amazon por lançar filme direto para streaming, veja o trailer
Doug Liman, diretor de No Limite do Amanhã, boicotou première de seu novo filme com Jake Gyllenhaal
Doug Liman, diretor por trás de grandes sucessos do cinema como No Limite do Amanhã e A Identidade Bourne, declarou estar boicotando a premiere de seu novo filme protagonizado por Jake Gyllenhaal, Matador de Aluguel, remake do clássico de ação de 1989, devido a Amazon Prime Video ter se recusado a levar o filme – que acaba de ganhar seu primeiro trailer – para os cinemas.
Remake do clássico de 89 dirigido por Rowdy Herrington acompanha o segurança de bar que passa a proteger sua pequena cidade de um empresário corrupto, Matador de Aluguel, dirigido por Liman e com Jake Gyllenhaal no papel que originalmente foi de Patrick Swayze, acaba de ganhar seu primeiro trailer:
Contudo, mesmo antes de sua estreia, o longa já está causando polêmica. Em um ensaio publicado no Deadline, o diretor Doug Liman explicou um protesto à Amazon, não tendo ido para a première do filme, devido ele ser lançado diretamente para o streamng. Originalmente desenvolvido para o MGM, estúdio que foi adquirido pela Amazon, o filme incialmente seria lançado nos cinemas, mas a nova direção decidiu enviá-lo direto para o streaming.
“A Amazon pediu a mim e a comunidade de filmes para confiar neles e suas declarações públicas sobre apoiar cinemas, e então eles nos deram as costas e estão usando ‘Matador de Aluguel‘ para vender encanamento”, declarou Liman. Logo após o diretor relembrou a declaração da Amazon ao adquirir a MGM, tendo anunciado que iriam inserir bilhões em lançamentos para o cinema, com pelo menos 12 lançamentos todo ano.
“Eu assinei para fazer um filme para os cinemas para a MGM. Amazon comprou a MGM. Amazon disse para fazer um ótimo filme e eles veriam o que aconteceria. Eu fiz um ótimo filme,” declarou Liman. “Fizemos de ‘Matador de Aluguel’ um ‘grande sucesso’ – palavras da Amazon, não minhas, a propósito. O filme testou mais alto que meu maior sucesso de bilheteria, ‘Sr. e Sra Smith’. Ele testou mais alto que ‘A Identidade Bourne’, que deu origem a quatro sequências”.
O ator declarou que seu problema não é com filmes de streaming, já que ele anteriormente havia dirigido projetos exclusivos para as plataformas da Amazon e Warner, mas sim com como os cineastas que trabalharam com a MGM com o objetivo de produzir filmes para os cinemas.
O autor finaliza dizendo que provavelmente essa foi uma decisão tomada por um computador, ou um algoritmo, para que a “Amazon possa vender mais torradeiras”. “Mas um computador não sabe como é compartilhar a experiência de rir e torcer e chorar com uma sala cheia em um cinema escuro – e se a Amazon conseguir o que quer, espectadores no futuro também não saberão”.