Louis Gossett Jr., de Watchmen e A Força do Destino, morre aos 87 anos
Louis Gossett Jr., de Watchmen e A Força do Destino, morre aos 87 anos
Gossett Jr. foi o primeiro homem negro a ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante
Louis Gossett Jr., o primeiro homem negro a ganhar o prêmio do Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no filme A Força do Destino em 1983, faleceu na noite de quinta-feira, 28 de março, aos 87 anos de idade. Um ator clássico e aclamado, Gossett Jr. já havia ganho um Emmy por seu papel na minissérie Roots e ainda atuava em diversas produções do cinema e TV.
A noticia foi dada pelo sobrinho do ator para a The Associated Press, porém uma causa da morte não foi confirmada. No passado, Louis Gossett Jr. havia lutado contra um câncer de próstata em 2010 e foi internado por COVID-19 em 2020.
O ator descrevia sua carreira como uma “história de Cinderela reversa”, com o sucesso o encontrando desde cedo e o fazendo ganhar o Oscar em 1983. O ator foi o terceiro homem negro indicado na categoria, e o primeiro a vencer por sua atuação como um instrutor da marinha no filme A Força do Destino, em que atou junto de Richard Gere e Debra Winger, tendo também ganhado um Globo de Ouro pelo papel.
Quando mais jovem, Gosset se tornou amigo de James Dean e estudou ao lado de grandes nomes do cinema como Marilyn Monroe, Martin Landau e Steve McQueen.
Com duas centenas de créditos de atuação e alguns de produção, o ator tinha diversos projetos em aberto, com o próximo sendo um trabalho de voz no filme Amigos Imaginários, dirigido por John Krasinski e protagonizado por Ryan Reynolds. Mais recentemente, ele esteve presente na série de Watchmen para a HBO e no remake de A Cor Púrpura.