A história real por trás do filme Homens de Coragem

Capa da Publicação

A história real por trás do filme Homens de Coragem

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Homens de Coragem é um filme de 2017 que mostra os Granite Mountain Hot Shots, uma das maiores forças de combate a incêndio dos Estados Unidos. Eles precisam enfrentar uma das piores crises da equipe, um incêndio florestal que tomou conta da Colina de Yarnell no Arizona. A equipe então se coloca no maior perigo de suas carreiras para tentar colocar fim a esse gigantesco incêndio. A história do longa é uma adaptação de um caso real que aconteceu em 2013.

O incêndio da Colina de Yarnell começou no dia 28 de junho de 2013 e em uma combinação de fatores diferentes acabaram se intensificando rapidamente. A distância do fogo subiu de 300 hectares para 2.000 em somente dois dias. O fogo começou a ser contido somente no dia 2 julho e foi declarado totalmente contido somente no dia 10, 13 dias depois de seu início.

Os principais responsáveis pela contenção foram os Granite Mountain Hot Shots, mas de seus 20 integrantes, 19 deles morreram enquanto lidavam com o fogo.

De 20 membros da equipe somente 1 sobreviveu

Os Granite Mountain Hot Shots foram fundados em 2002 e foram treinados por Eric Marsh, que no filme é interpretado por Josh Brolin. O grande diferencial do grupo era que eles utilizavam o fogo para conter incêndios florestais. Somente em 2008 o grupo havia conseguido seu quartel de bombeiros, poucos anos antes de seu evento trágico, o único sobrevivente foi Brendan McDonough, interpretado por Miles Teller.

O longa presta uma grande homenagem para os 19 membros que faleceram para conter o incêndio que são: Andrew Ashcraft, Anthony Rose, Christopher MacKenzie, Clayton Whitted, Dustin DeFord, Garret Zuppiger, Grant McKee, Jesse Steed, Joe Thurston, John Percin Jr., Kevin Woyjeck, Eric Marsh, Robert Caldwell, Scott Norris, Sean Misner, Travis Carter, Travis Turbyfill, Wade Parker e William “Billy” Warneke.

Confira também: