Guillermo del Toro conta que cresceu sob a influência de Hayao Miyazaki e o Studio Ghibli
Guillermo del Toro conta que cresceu sob a influência de Hayao Miyazaki e o Studio Ghibli
Diretor diz ter sido moldado pela narrativa do Studio Gibli
Guillermo del Toro construiu sua carreira sob o macabro e assustador, porém, de acordo com o diretor, uma de suas principais inspirações foi o Studio Ghibli e Hayao Miyazaki. Em uma homenagem para o diretor japonês da revista TIME, del Toro escreveu sua história com a cinematografia de Miyazaki.
“[Hayao Miyazaki] é totalmente genuíno. Um criador único que existe plenamente em sua arte. Ele é o diretor de animação mais influente da história”.
Nas palavras de del Toro, sua paixão pelo estilo narrativo e visual característico do Ghibli começou quando criança, com produções como O Gato de Botas, Heidi e Marco. Porém, foi apenas mais tarde, quando adulto, que descobriu a origem dessas produções.
“Descobri os filmes da Toei Animation de Hayao Miyazaki quando criança – filmes como O Gato de Botas e séries como Heidi: A Menina dos Alpes e Marco dos Apeninos Até os Andes, nos quais seu estilo e influência se tornaram cada vez mais identificáveis. Ao encontrar Meu Vizinho Totoro como adulto, minha mente voltou àqueles trabalhos anteriores e reconheci o quanto esse homem havia moldado minha infância”, escreveu del Toro.
Apesar do texto do diretor focar na influência de Miyazaki em sua vida e na cultura pop, del Toro não esqueceu de mencionar O Menino e A Garça, última produção do diretor a levar o Oscar de Melhor Animação de 2024 para casa.
Descrito no texto como “uma obra sutil que exerce uma atração gravitacional”, O Menino e A Garça chega à Netflix em breve.
Aproveite e continue lendo: