A história do filme do Superman que faliu seu estúdio na década de 80
A história do filme do Superman que faliu seu estúdio na década de 80
Clark Kent saiu em busca de paz e voltou com um fracasso nas costas!
Ao falar de cinema, quase sempre somos levados a comentar sobre o sucesso – ou fracasso – de determinados filmes nas bilheterias. Quando se trata de super-heróis, isso vai a dois extremos, seja com fãs extasiados pelo sucesso de um filme ou decepcionados pelo amargor de outro nas bilheterias mundiais. Porém, um filme de super-heróis da década de 80 foi responsável pela falência de seu próprio estúdio.
Superman IV: Em Busca da Paz foi lançado em 1987. Quarto filme da saga estrelada por Christopher Reeve, o longa veio em uma época turbulenta para o Último Filho de Krypton, já que seus direitos de adaptação tinham sido vendidos para a The Cannon Group após a bilheteria modesta de Superman III, de 1983.
Na trama, o Homem de Aço parte em uma cruzada em prol do desarmamento nuclear, enfrentando o perigoso Lex Luthor (vivido novamente por Gene Hackman), que por sua vez desenvolve um inimigo à altura do kryptoniano, o Homem Nuclear (interpretado por Mark Pillow).
A The Cannon Group investiu todo o seu dinheiro no longa, com o sonho de revitalizar a franquia e dar início a uma nova leva de continuações. Porém, o resultado foi justamente o oposto.
Apesar de um forte investimento por parte do estúdio, o orçamento empregado não foi o bastante para dar o “peso” necessário ao legado do herói. Custando apenas US$ 17 milhões, Em Busca de Paz foi massacrado pela crítica e pelos próprios fãs do personagem.
Seu arrecadamento final ficou na casa dos US$ 36 milhões, um pouco mais que o dobro do investimento inicial, mas não foi o bastante para salvar a Cannon Group, que declarou falência e finalizou suas atividades depois de uma longa tentativa de recuperação judicial.
Como resultado, a franquia do Superman foi colocada em animação suspensa por 19 anos, e só retornou à ativa em 2006 com o lançamento de Superman: O Retorno – que, por sua vez, desconsidera os eventos de Superman III e IV e serve como continuação direta de Superman II. Os direitos de adaptação continuaram com a Warner Bros., que até hoje os detém – e já está planejando um novo filme do Homem de Aço, dessa vez como parte do novo Universo DC de James Gunn.
Superman IV: Em Busca da Paz está disponível no catálogo do HBO Max.
Abaixo, veja também: