Ferrari: Conheça a trágica história real contada no novo filme com Adam Driver
Ferrari: Conheça a trágica história real contada no novo filme com Adam Driver
Ator vive Enzo Ferrari, o fundador da icônica fábrica italiana de automóveis esportivos, no filme de Michael Mann
Se você é o tipo de pessoa que não perde a oportunidade de acompanhar uma boa corrida de Fórmula 1, com certeza deve conhecer todo o prestígio da Ferrari. Fundada pelo italiano Enzo Ferrari em 1939, a fabricante de automóveis esportivos entrou para a história com seus famosos carros de luxo, mas muita coisa – boa e ruim – teve que acontecer para que a marca conquistasse todo o apelo que tem hoje em dia.
É justamente isso que Ferrari, o novo filme do diretor Michael Mann que conta com Adam Driver na pele de Enzo Ferrari, revela ao apresentar um capítulo conturbado na história da fabricante italiana, onde um trágico acidente durante a corrida das Mil Milhas de 1957, que teve envolvimento de um piloto da marca automobilística, abalou a reputação da empresa.
- Qual é a história do filme estrelado por Adam Driver?
- Quem foi Enzo Ferrari na vida real?
- O trágico acidente da vida real que mudou a história da Ferrari
Qual é a história do filme estrelado por Adam Driver?
Inspirado no livro Ferrari: O Homem Por Trás das Máquinas, Ferrari acompanha um período bastante difícil na história da marca durante a década de 1950. Naquela época, a empresa fundada por Enzo Ferrari estava à beira da falência, e o casamento do piloto com Laura Garello, que no filme é interpretada por Penélope Cruz, também ia de mal a pior devido ao caso extraconjugal de Enzo com Lina Lardi.
Para completar ainda mais a bagagem de problemas, a morte de seu filho, Dino Ferrari, aos 24 anos de idade, em 1956, fez com que Enzo se tornasse um homem bastante recluso, afetando ainda mais sua relação com Laura e a maneira como os negócios eram comandados na Ferrari.
Foi diante de tais circunstâncias que Enzo decidiu apostar todas as suas chances para recuperar a empresa na famosa corrida automobilística Mille Miglia, conhecida por aqui como a corrida das Mil Milhas. No entanto, um trágico acidente na edição de 1957, a última do evento, veio para alterar ainda mais a trajetória da Ferrari e da própria indústria automobilística.
O longa de Michael Mann cobre justamente esse período temporal da vida de Enzo Ferrari, onde o dono da famosa marca de luxo precisou colocar todas as suas cartas na mesa para conseguir salvar a Ferrari de uma possível falência e reverter a imagem negativa da marca diante de tantos acontecimentos ruins, principalmente o terrível acidente de 1957.
Quem foi Enzo Ferrari na vida real?
Agora que você já tem uma ideia do que o filme estrelado por Adam Driver trata, chegou o momento de realmente saber quem foi Enzo Ferrari além da marca que leva seu sobrenome na vida real. Nascido em 1898, na Itália, o empresário iniciou sua jornada com carros ainda na juventude após se tornar um mecânico e piloto da Alfa Romeo, fabricante de automóveis de luxo italiana, em 1923 (via Biography).
Porém, como tinha talento para a coisa, não demorou muito para que Enzo criasse sua própria equipe automobilística, a Scuderia Ferrari, que até hoje é uma das mais tradicionais montadoras participantes da famosa Fórmula 1. Deixando a Alfa Romeo em 1939, Enzo desistiu da vida de piloto após o nascimento do filho, Dino, para se dedicar totalmente ao comando da Ferrari.
Por outro lado, enquanto os pilotos da Ferrari começavam a ganhar destaque nas pistas de corrida, Enzo vivia uma crise matrimonial com sua esposa Laura devido aos inúmeros casos que ele mantinha fora do casamento. O mais conhecido foi o com Lina Lardi, com quem Ferrari teve um filho em 1945 que só foi publicamente reconhecido após a morte de Laura na década de 1970.
As coisas pioraram ainda mais quando Dino, o filho de Enzo com Laura, faleceu tragicamente em 1956. Diagnosticado com distrofia muscular, Dino enfrentou uma série de doenças durante a adolescência, levando-o fatalmente à morte aos 24 anos de idade.
O acontecimento transformou a vida de Enzo radicalmente, já que ele mantinha uma relação próxima com o filho, além de compartilhar a paixão pelo universo automobilístico. Logo, o fundador da Ferrari acabou se afastando da vida pública e até chegou a divulgar que iria desistir da profissão, já que o esporte não fazia mais sentido para ele. Mas o empresário acabou voltando atrás quando a oportunidade de vencer a Mille Miglia de 1957 surgiu à vista.
O trágico acidente da vida real que mudou a história da Ferrari
Marcado na história automobilística como um dos acidentes mais trágicos ocorridos em corridas esportivas, a Mille Miglia de 1957 foi um momento decisivo para a Ferrari. Conforme o filme de Michael Mann apresenta em uma sequência eletrizante do acontecimento, a Ferrari esteve presente na edição do evento, já que Enzo acreditava que sua equipe poderia vencer a corrida e, assim, dar a volta por cima.
Apesar de realmente ter vencido a última edição do Mille Miglia com o piloto Piero Taruffi, a Ferrari saiu da corrida de um jeito bastante amargo. Isso porque uma falha no pneu do automóvel dirigido por Alfonso de Portago, piloto espanhol que costumava correr pela fabricante, acabou resultando em um trágico acidente.
Com o estouro do pneu durante a corrida, o carro de Portago voou pelo ar até bater em uma cabine telefônica, que fez o automóvel desviar e aterrissar em uma multidão que estava reunida para assistir à disputa. Além de Portago ter morrido instantaneamente após o choque, o copiloto Edmund Nelson e mais nove pessoas que acompanhavam o evento também morreram após a batida (via Harper ‘s Bazaar).
A tragédia foi parar nos tribunais: Enzo Ferrari foi acusado por homicídio culposo com a justificativa de que teria “causado lesões corporais graves devido à negligência”, de acordo com o livro Go Like Hell: Ford, Ferrari, and Their Battle for Speed and Glory at Le Mans, do jornalista A.J. Baime (via Biography). A alegação era de que a fabricante não usava pneus de corrida adequados para suportar a velocidade dos automóveis.
Além disso, o acidente envolvendo o carro da Ferrari fez com que o governo italiano entrasse em ação e proibisse o uso de vias públicas como locação de corridas esportivas, algo que não era regulamentado até a fatídica edição da Migle Millia de 1957.
No final das contas, Enzo Ferrari foi declarado inocente das acusações em 1961, mas isso não fez com que essa mancha na história da Ferrari fosse esquecida rapidamente. Ao longo dos próximos anos, outras mortes de pilotos da fabricante continuavam a ameaçar o reinado da marca, mas isso não impediu que a montadora dominasse a Fórmula 1, por exemplo, e a indústria automobilística no geral, com a criação de modelos icônicos, como o clássico vermelho Ferrari 250 GTO, e o aperfeiçoamento de suas técnicas até se transformar no símbolo de luxo que mantém até os dias de hoje.
Ferrari estreia em 22 de fevereiro nos cinemas brasileiros.
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