Eragon: Por que a série de filmes da franquia foi cancelada?

Capa da Publicação

Eragon: Por que a série de filmes da franquia foi cancelada?

Por Jaqueline Sousa

Em meio a explosão de filmes de fantasia na década de 2000, Eragon também tentou conquistar o coração do público com uma adaptação da obra literária homônima assinada pelo escritor Christopher Paolini. Mas embora o filme de 2006 tenha parecido promissor na época, a franquia não ganhou mais filmes depois disso. Por quê?

Adaptação direta do primeiro livro da tetralogia Ciclo da Herança, Eragon chegou aos cinemas em meados dos anos 2000 prometendo ser mais uma franquia de fantasia de sucesso nas telonas ao lado de sagas como Harry Potter e O Senhor dos Anéis.

Dirigido por Stefen Fangmeier (O Procurado), a trama contava a história de um garoto órfão que, após encontrar um ovo de dragão, tornava-se um cavaleiro e partia para uma jornada para libertar o mundo da tirania do governo.

Porém, apesar de todo o apelo dos dragões e do universo mágico que fez sucesso nos livros — além do elenco que contava com nomes como Jeremy Irons e Rachel Weisz — alguns problemas envolvendo a adaptação cinematográfica interromperam o desenvolvimento de novos filmes, mesmo que ele tenha feito uma bilheteria considerável na época.

Recepção negativa do público e dos críticos fez com que a Fox cancelasse novos filmes de Eragon.

Um dos grandes fatores para que a série de filmes de Eragon tenha sido cancelada tem relação com a recepção do público, que foi extremamente negativa. Se por um lado os fãs do livro criticaram bastante as liberdades criativas da produção, os críticos também não caíram de amores pelo longa, o que fez com que a Fox, estúdio por trás da adaptação, optasse por cancelar os planos para uma sequência nos cinemas (via Digital Spy).

Mas nem tudo está perdido para Eragon no audiovisual, já que, apesar do fracasso dos filmes, a Disney está desenvolvendo uma série baseada nos livros de Paolini. Por enquanto, porém, não há muitas informações sobre a produção.

Aproveite também: