Doctor Who: 5 curiosidades sobre a nova temporada da série

Capa da Publicação

Doctor Who: 5 curiosidades sobre a nova temporada da série

Por Chris Rantin

A nova temporada de Doctor Who chegou chamando a atenção na internet! Protagonizado por Ncuti Gatwa, que encarna a 15º versão do famoso viajante do tempo, o novo arco narrativo da franquia é um bom ponto de partida para as pessoas que querem se aventurar por essa história, mas que não se sentem muito animadas com a ideia de ver as outras 14 temporadas da era moderna do seriado.

Para tentar te convencer a dar uma chance para esse projeto, que é um grande bastião da ficção científica, separamos aqui algumas curiosidades sobre a nova temporada que a cada semana ganha novos episódios no Disney+.

A série de ficção científica mais antiga do mundo

Em 23 de novembro de 1963, foi ao ar na BBC o primeiro episódio de Doctor Who. Desde então, a série teve 26 temporadas da era clássica (período que cobre de 1963 até 1989), e outras 14 temporadas da era moderna (que começou em 2005 e que perdura até hoje).

O programa familiar sobre viagem no tempo, conquistou gerações com seu humor insano, aventura eletrizante e alienígenas absurdos. Tudo isso com muito drama, discussões sobre temas sociais e um ótimo desenvolvimento dos personagens.

Protagonizado pelo Doctor, uma criatura bem poderosa que se mete em diversas confusões, enquanto perambula pelo universo, ao longo dos anos já vimos inúmeros atores assumindo este papel. Isso porque o Doctor é capaz de se regenerar, o que permite que a série escale novas pessoas para viver o protagonista, aproveitando a oportunidade para conquistar um novo público.

Essa estratégia deu muito certo e, em 2006, Doctor Who entrou para o Recorde Mundial do Guinness como a série de ficção científica mais duradora do mundo. Três anos depois, em 2009, o seriado conquistou o recorde de produção mais bem sucedida.

Encontro com figuras históricas

Com uma trama que envolve viagem no tempo, era de se imaginar que as tramas absurdas de Doctor Who acabassem cruzando o caminho de algumas figuras históricas. E é exatamente isso que acontece!

De Júlio Cesar e Cleópatra, até Agatha Christie, ao longo dos anos a série explorou eventos cômicos e insanos envolvendo grandes nomes do nosso passado.

E isso já começou a ocorrer na 14º temporada, com o Doctor e Ruby conhecendo uma famosa banda britânica da década de 1960, exaltando a importância da música para o futuro (e sobrevivência) da humanidade.

O primeiro Doutor negro e queer 

Após treze temporadas, da era moderna, finalmente temos um ator negro e queer no papel do Doctor. O 15º Doctor é interpretado pelo escocês Ncuti Gatwa, conhecido por Sex Education.

Sua primeira aparição como o grande protagonista surgiu no terceiro episódio do especial de natal de 2023 — que também está disponível no Disney+ — e agora acompanhamos a jornada dele e Ruby Sunday (Millie Gibson) pelo tempo e espaço, enfrentando criaturas assustadoras, futuros devastadores e realidades complexas.

Veja também:

Introduzindo a Bi-regeneração 

Como mencionamos anteriormente, Doctor Who ficou conhecida por sua mudança recorrente de intérprete do Doctor. Na maioria das vezes, isso ocorre de uma forma dramática, quando o protagonista está diante da morte iminente e acaba se regenerando, assumindo uma nova aparência e personalidade no processo.

Essa nova temporada chega para revolucionar o cânone da série, introduzindo a Bi-regeneração, algo nunca visto antes pelo público. O evento dramático ocorre durante o especial de natal de 2023, após uma luta contra o temível ToyMaker (interpretado por Neil Patrick Harris), que consegue ferir gravemente o 14º Doctor (vivido mais uma vez por David Tennant).

A primeira Drag Queen em Doctor Who

Parece estranho que após tantos anos sendo uma série com premissas progressistas, somente agora em 2024 tivemos a primeira Drag Queen ganhando destaque em Doctor Who.

Essa representatividade finalmente chegou com força total através de Jinkx Monsoon, a Rainha das Rainhas de RuPaul’s Drag Race (tendo vencido a quinta temporada do reality show e, mais recentemente, enfrentado outras vencedoras e conquistado a coroa em RuPaul’s Drag Race: All Stars: All Winners).

Na série, Jinkx encarnou a perigosa entidade chamada Maestro, uma criatura ligada a música e que almejava algo terrível para a humanidade.

A personagem, interpretada de forma brilhante pela Drag Queen que tem ganhado espaço na Broadway, atuando em Chicago e Little Shop of Horrors, enfrenta o Doctor e a Ruby em O Som do Diabo, o terceiro episódio desta nova temporada.

O especial de natal que introduz Ncuti Gatwa como protagonista e a 14º temporada de Doctor Who já estão disponíveis no Disney+.

Aproveite também: