Divertida Mente: Por que apenas Riley tem emoções masculinas e femininas no filme?
Divertida Mente: Por que apenas Riley tem emoções masculinas e femininas no filme?
No filme da Pixar, apenas a protagonista Riley tem emoções com mais de um gênero, mas há um motivo…
Ao assistir a Divertida Mente e a sua sequência, Divertida Mente 2, você pode ter notado algo curioso: enquanto Riley, a protagonista, possui emoções de genêros masculino e feminino – como a Tristeza feminina e o Medo masculino – as personificações das emoções na mente de seus pais, bem como de outros personagens do filme, seguem um padrão diferente.
A mente dos pais de Riley exibe emoções de um único gênero. Esse detalhe pode ser interpretado de várias maneiras, mas John Lasseter, cofundador da Pixar, tem uma teoria própria que relaciona essa diferença às mudanças que experimentamos ao crescer.
Quem falou sobre isso foi o diretor dos filmes, Pete Docter, ainda na época do lançamento do primeiro, em 2015. Segundo ele, em conversa com Lasseter, o produtor sugeriu que, à medida que amadurecemos, nos tornamos mais definidos em nossos comportamentos e personalidades.
“Quando somos crianças, temos uma flexibilidade maior em nossa identidade e emoções. Quando criança, qualquer lugar é possível…”, disse Lasseter.
Apesar da explicação de Lasseter, não há justificativa para, por exemplo, os colegas de classe de Riley, bem como suas melhores amigas, terem emoções de um único gênero.
Afinal, os gêneros das emoções dos outros personagens seria um “furo” de roteiro?
Até poderíamos dizer que sim. Mas seria um “furo” bastante consciente. O próprio Docter explicou como enxerga esse caso e porque eles tomaram a decisão de não dar gêneros diferentes para as emoções na mente dos personagens coadjuvantes.
Segundo ele, a ideia era trazer clareza e humor para os filmes. Docter conta que se todos os personagens tivessem emoções de múltiplos gêneros como Riley, as cenas, como aquelas em que vemos a mente dos pais da garota, se tornariam excessivamente complexas com dezenas de emoções diferentes, o que poderia confundir o público.
Para facilitar a identificação e proporcionar um toque cômico, as emoções dos outros personagens foram claramente definidas por gênero. Isso não só tornou a sequência mais fácil de animar e também de acompanhar, mas adicionou um elemento divertido, com cada emoção apresentando características exageradas para diferenciá-las rapidamente – como os bigodes grandes do pai ou os óculos chamativos e cabelos da mãe.
Aproveite também: