Diretor de Godzilla Minus One discute semelhanças do filme com Oppenheimer
Diretor de Godzilla Minus One discute semelhanças do filme com Oppenheimer
Os dois filmes abordam as trágicas consequências de uma guerra nuclear
Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais no último domingo (10), Godzilla Minus One conquistou o público com uma trama emocionante que dialoga com outro ganhador do prêmio mais cobiçado da sétima arte, Oppenheimer. Ambos tratam das consequências trágicas de uma guerra nuclear, e o diretor Takashi Yamazaki discutiu essa similaridade durante uma coletiva de imprensa no evento.
Após ser questionado nos bastidores da premiação a respeito das semelhanças de Godzilla Minus One e Oppenheimer (via The Hollywood Reporter), Yamazaki não elaborou muito sua opinião. O diretor do filme japonês apenas disse que tudo não passou de uma coincidência:
“É claro que a relação ou a justaposição não foi intencional. Quando fazíamos o filme, o estado do mundo e o cenário geopolítico mudaram bastante. Quase parece obra do destino que os dois filmes tenham sido lançados no mesmo ano.”
Yamazaki também foi questionado em um outro momento, ainda em coletivas de imprensa no Oscar, sobre o que achou de Oppenheimer, filme de Christopher Nolan que explora a vida de J. Robert Oppenheimer, cientista que criou a primeira bomba atômica do mundo, uma descoberta que resultou nos trágicos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. O diretor revelou que, caso um dia fizesse um filme sobre o ocorrido, seria quase como uma resposta ao longa de Nolan:
“Como uma pessoa com ascendência e descendência japonesa, minha resposta a Oppenheimer [é que] gostaria de dedicar um filme diferente a esse assunto, quando esse dia chegar.”
Com direção de Takashi Yamazaki, Godzilla Minus One é ambientado em um Japão devastado após o fim da Segunda Guerra Mundial. Tudo se agrava ainda mais quando uma gigantesca criatura conhecida como Godzilla surge no mar e passa a aterrorizar o país. Mesmo com um orçamento menor, o longa conquistou o público e a crítica especializada ao misturar crítica social com uma história emocionante.
Aproveite também: