Descubra o tipo de Pokémon mais raro desde o início da franquia

Capa da Publicação

Descubra o tipo de Pokémon mais raro desde o início da franquia

Por Márcio Jangarélli

Com quase 30 anos de história, a franquia Pokémon possui, hoje, cerca de 1025 monstrinhos cadastrados em sua Pokédex. Isso incluindo nove gerações, spin-offs, reboots, relançamentos, derivados, animes, filmes e todo tipo de loucura que a saga aprontou nessas três décadas.

Além de tudo isso, até a geração atual (Scarlet e Violet) os jogos apresentaram 18 tipos diferentes de Pokémon, dos clássicos Fogo, Água e Grama, até o último adicionado, Fada. Os primeiros jogos da franquia introduziram 15 tipos logo de cara e apenas três novidades foram adicionadas ao longo dos anos.

E ainda que Pokémon preze pelo equilíbrio entre todos os seus monstrinhos para gerar batalhas épicas – e cumpra muito bem esse papel – um tipo específico de Pokémon não recebe tanta atenção assim da Game Freak.

O tipo mais raro de Pokémon: Gelo

Mesmo que esse tipo tenha sido introduzido entre os 15 primeiros e carrega, em tese, um elemento com muito potencial criativo para designs, poderes e batalhas, o tipo Gelo é o que possui menos Pokémons em sua lista. Até a oitava geração (Sword e Shield) havia apenas 51 Pokémons de tipo Gelo

Esse número subiu para 58 com o lançamento de Scarlet e Violet, mas Gelo ainda está atrás do tipo Fada em quantidade, mesmo que Fada tenha sido o último tipo de Pokémon introduzido à franquia, apresentado em 2013, com X e Y, atualmente com 69 Pokémons.

Além disso, o tipo Gelo carrega limitações desde o início da franquia: por exemplo, na primeira geração, nenhum Pokémon tipo Gelo possuía evolução e não havia tipo Gelo puro; na sexta geração, foi um dos tipos com menos Mega Evoluções; e, na oitava geração, apenas um Pokémon desse tipo possuía forma Gigantamax.

Quer ler mais sobre games? Veja também: