Deadpool quase teve série animada escrita por Donald Glover, mas Marvel vetou
Deadpool quase teve série animada escrita por Donald Glover, mas Marvel vetou
Projeto foi engavetado por conta de “divergências criativas”
Deadpool está retornando aos cinemas ao lado de Wolverine, mas, o que poucos lembram é que o personagem quase teve um parceiro de trabalho bem diferente no mundo das animações: Donald Glover. O ator, músico e roteirista conhecido por Atlanta e Community ficou no encargo de uma série adulta focada no anti-herói, porém, a Marvel cancelou o projeto apenas um ano após o seu anúncio.
Anunciada em 2017, a animação teria produção da FX com o estúdio de animação Titmouse. Com roteiro de Donald e seu irmão, Stephen Glover, a promessa era levar todo o humor ácido do Wade Wilson dos quadrinhos para a televisão.
A notícia do cancelamento chegou a público em 2018 e John Landgraf, presidente da FX Networks, apontou a Marvel como a responsável da decisão. De acordo com ele, o estúdio “não queriam fazer a série que Donald e Stephen [Glover] escreveram”.
“Nós iríamos ter feito a série de Donald e Stephen, mas não era uma decisão nossa. Quando a Marvel decidiu não fazer esse programa, nós nos separamos deles, assim como Donald e Stephen.Agora, cabe totalmente a eles [Marvel] a decisão de contratar outra pessoa para fazer um programa diferente”, explicou em entrevista para a Variety.
Apesar da declaração de Landgraf, surgiram boatos na época que o cancelamento da animação não se tratava apenas de falta de interesse, mas também a agenda atribulada de Glover. Além de 2017 ter sido um dos pontos altos de sua carreira musical, Glover ainda tinha Atlanta e o papel de Lando Calrissian em Han Solo: Uma História Star Wars nas mãos.
Mas, um tweet postado em uma madrugada mostrou que “tempo” não era um problema para Glover. Apenas uma semana depois do anúncio de cancelamento, o roteirista publicou um script da série e deixou claro que “não estava ocupado para trabalhar em Deadpool”.
Nas páginas disponibilizadas, Glover satirizou o cancelamento e mostrou como entendia pontos chaves do personagem, desde sua constante quebra da quarta parede até sua “autoconsciência”.
“DEADPOOL: Sabe, não estou chateado com essa história de ‘cancelamento’.Na verdade, acho que é uma coisa boa.Quer dizer, será que é um bom momento para ter um homem branco violento e apaixonado por armas falando na TV? (venda difícil) Além do PRESIDENTE!”, diz um trecho do roteiro.
Fora as piadas políticas, Glover também utilizou o roteiro para apontar o racismo da Marvel em vetar um projeto composto por uma equipe completamente negra.
“DEADPOOL: Você acha que eles cancelaram a série… por causa do racismo?! Sim, mas todos os roteiristas eram negros. E as referências também eram bem negras. Ouvi dizer que eles ultrapassavam o orçamento do almoço pedindo comida jamaicana pelo menos uma vez por semana.”
O roteiro de Glover foi recebido pelos fãs do personagem com fascínio, mas também indignação pela Marvel ter vetado a produção. A escrita ágil dos irmãos Glover mostravam que ambos tinham domínio e familiaridade com o mercenário.
Além disso, um curto vídeo mostrando todo o talento da Titmouse já havia atiçado a curiosidade do público, fazendo desta uma daquelas produções que parecia ter tudo para dar certo.
“DEADPOOL: O quê? As coisas da Marvel que eu disse? Tudo o que eu disse foi que a Marvel estava tentando vender brinquedos para meninos de sete anos e pedófilos de cinquenta anos. Isso é engraçado. Eles são legais. Eles entendem.”, diz outro trecho.
Mesmo com o gosto amargo que a Disney deixou na carreira de Glover, o ator está mais uma vez colaborando com a empresa com seu futuro projeto liderado pelo personagem de Star Wars, Lando Calrissian. Já Deadpool está a todo vapor, levando o universo dos X-Men de volta a Marvel.
Aproveite e continue lendo: