Daniel Radcliffe responde discurso transfóbico de J.K. Rowling, “Me deixa muito triste”
Daniel Radcliffe responde discurso transfóbico de J.K. Rowling, “Me deixa muito triste”
Radcliffe disse que não tem mais contato com Rowling desde que ela começou seus discursos transfóbicos
A escritora de Harry Potter, J.K. Rowling nos últimos anos tem se tornado uma figura cada vez mais controversa devido ao seu discurso transfóbico. Muitos atores que fizeram parte da saga já se mostraram muitas vezes contra o discurso da autora, incluindo Daniel Radcliffe, que viveu o protagonista nos oito filmes. Em entrevista para o The Atlantic, o ator disse que ficou muito triste com os comentários de Rowling.
Durante a entrevista Radcliffe comentou que não tem contato com Rowling e fica muito triste com suas ações.
“Me deixa muito triste recentemente”, disse Radcliffe sobre os comentários transfóbicos de Rowling. “Eu olho para a pessoa que eu conheci, o tempo que passamos juntos, os livros que ela escreveu e o mundo que ela criou, tudo isso me parece muito empático.”
Depois de um comentário transfóbico de Rowling em 2020, Radcliffe escreveu uma declaração em apoio a comunidade trans através do The Trevor Project, o que acabou sendo pintado como uma briga entre os dois. Durante a entrevista o ator disse que a declaração era para mostrar que nem todas as pessoas envolvidas com Harry Potter concordavam com a escritora:
“Eu trabalhei com o Trevor Project por 12 anos e iria parecer uma extrema covardice se eu não falasse nada. Eu queria tentar ajudar as pessoas que foram impactadas negativamente pelos comentários… e dizer que se essa é a visão de Rowling, essa não é a visão de todos associados com a franquia de Harry Potter.”
O ator também declarou: “Obviamente Harry Potter não teria acontecido sem ela, então nada na minha vida provavelmente teria acontecido sem essa pessoa. Mas isso não significa que você deve o que você realmente acredita a alguém pelo resto de sua vida”.
Ao longo dos anos, além de Radcliffe, Emma Watson que interpretou Hermione e Rupert Grint também já se manifestaram contra os comentários transfóbicos de Rowling, enquanto alguns outros atores como Evanna Lynch defenderam a autora. Recentemente, a escritora disse que “não perdoaria” os atores que discordavam de sua transfobia; sobre a declaração, Radcliffe respondeu:
“Eu vou continuar apoiando o direito de todas as pessoas LGBTQ, e não tenho mais comentários sobre isso”.
Confira também: