Co-diretor de Aranhaverso 3 compara situação do filme com adiamento de games
Co-diretor de Aranhaverso 3 compara situação do filme com adiamento de games
Ambas as mídias enfrentam problemas para produzir visuais cada vez mais complexos
Não bastasse terminar com um final em aberto, a sequência de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso também foi adiada indefinidamente. A mudança brusca de planejamento frustrou muito o público, mas o co-diretor Joaquin dos Santos explica que era o melhor a se fazer, comparando a decisão à prática da indústria de games.
O assunto surgiu durante uma entrevista com a Polygon no Anime Awards, prêmio internacional de animes em que o co-diretor apresentou uma categoria. Para o repórter, o português desconversou o máximo que pode, mas garantiu que o desenvolvimento está progredindo e que foi a decisão necessária para garantir um resultado à altura das expectativas dos fãs.
“Posso te dizer que está indo. Posso te dizer que estamos aprendendo com a indústria de videogames. Estamos dando tempo para [o projeto] cozinhar e garantindo que possa se tornar sua melhor versão possível. Acho que essa é a resposta mais honesta. Você olha para esses filmes e eles são gigantescos, simplesmente uma iniciativa massiva, e a essa altura temos que considerar tudo para garantir que está o melhor possível,” explica.
A associação com a indústria dos videogames não é descabida. Basta considerar as semelhanças no método de produção de ambas as obras. Basicamente todo jogo de grande orçamento envolve uma gigantesca produção de animações tridimensionais, como em filmes, e as exigências visuais dos consoles recentes tem alcançado um nível que impactou o ciclo de desenvolvimento com graves atrasos.
Adiamentos não são raros na indústria dos jogos. Lançamentos apressados, como Cyberpunk 2077, reforçam uma filosofia coletiva que tem origem na fala da desenvolvedora veterana Ellen Beeman, que citou uma fala de sua esposa na conferência GDC de 1996: “Um jogo só está atrasado até ele sair, mas se for ruim é para sempre”. (via AcriticalHit)
A frase ficou tão famosa posteriormente, sendo repetida por gigantes como Gabe Newell, da Steam, e comumente associada a Shigeru Miyamoto, o pai do Super Mario. Muitos estúdios seguem a filosofia de adiar games quantas vezes forem necessárias para garantir o produto mais refinado para os usuários finais, o que parece ser a estratégia de Joaquin Dos Santos para Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. Então não espere que o longa chegue tão cedo.
Leia também: