Christopher Nolan explica porque pretende continuar fazendo filmes de grande escala

Capa da Publicação

Christopher Nolan explica porque pretende continuar fazendo filmes de grande escala

Por Gus Fiaux

Um dos maiores cineastas de nossa geração, Christopher Nolan está mais do que acostumado a trabalhar com um senso de larga escala em seus filmes. De A Origem Oppenheimer, passando por toda Trilogia do Cavaleiro das Trevas, Nolan já demonstrou ser capaz de proezas com um grande orçamento e um roteiro grandiloquente. E, ao que tudo indica, ele não pretende parar tão cedo.

Em uma entrevista à revista Time, Nolan foi questionado sobre sua pulsão para obras mais grandiosas. O cineasta foi sincero em dizer que não pretende parar de fazer filmes em larga escala, já que isso é algo que muitos cineastas tem a vontade de fazer, mas não possuem recursos:

“Eu me sinto atraído por dirigir filmes de grande escala porque eu sei o quão frágil é a oportunidade de conseguir esses recursos. Eu sei que há muitos cineastas por aí que dariam seus olhos e dentes para ter os recursos que eu reuni, e eu sinto que tenho uma responsabilidade para usá-los da forma mais produtiva e interessante possível.”

Vale lembrar que Oppenheimer quebrou vários recordes para Nolan. O filme, apesar de ter sido lançado no mesmo dia que Barbie, acabou arrecadando US$ 957,6 milhões, quase 10 vezes mais o seu orçamento de 100 milhões de dólares.

O filme mais recente de Christopher Nolan, Oppenheimer, está concorrendo a 13 Oscars.

Nolan está em atividade desde 1998. Ao total, ele já lançou 12 longas-metragens, que incluem clássicos bem queridos pela comunidade cinéfila, como AmnésiaO Grande Truque Interestelar. Um grande diretor de blockbuster, Nolan já foi indicado ao Oscar 8 vezes, mas perdeu todas até agora.

Com Oppenheimer, ele tem mais uma chance de brilhar na premiação da Academia. Das treze categorias às quais o filme concorre, Nolan está indicado em três – Melhor DireçãoMelhor Roteiro Adaptado Melhor Filme.

Abaixo, confira também: