Christopher Nolan opina sobre motivo para Batman continuar tão popular ao longo dos anos
Christopher Nolan opina sobre motivo para Batman continuar tão popular ao longo dos anos
Para o diretor da trilogia Cavaleiro das Trevas, existe um motivo para a mitologia do herói ser tão atrativa
Ao longo dos anos, o Batman teve sua história explorada em diversas mídias. São diversos quadrinhos, filmes e até adaptações em video game que se aprofundam de alguma forma no personagem da DC Comics. Christopher Nolan é um nome fortemente associado ao Homem-Morcego por ter adicionado a trilogia Cavaleiro das Trevas à essa longa lista de produções sobre o personagem – e o diretor acha que existe um motivo claro para a mitologia do herói ser tão atrativa.
Falando ao BFI (via ComicBook), Nolan indicou que não acredita que o motivo seja difícil de entender. Para ele, é simplesmente o caso de que a ideia de alguém trabalhar fora do sistema em busca de consertá-lo é “infinitamente complexo e interessante”. Ele explica:
“É meio que um pacto com o diabo. Quer dizer, é a ideia de que os fins justificam os meios, de certa forma,” Nolan disse. “Acho que uma das razões para a mitologia do Batman ser sempre interessante e sempre reinventada por novas gerações de escritores de quadrinhos e artistas e cineastas é por causa desse paradoxo fundamental, ou dessa ideia básica, de um vigilante bom, alguém que sente que tem que recorrer a métodos criminosos ou estar fora do sistema para poder consertar o sistema. É infinitamente complexo e interessante pela questão ética.”
O filme mais recente do Homem-Morcego em live-action é Batman (2022) de Matt Reeves. A sequência do longa tem lançamento previsto para 2026.
Veja também: