Barbie: America Ferrera rebate críticas à simplicidade do feminismo do filme
Barbie: America Ferrera rebate críticas à simplicidade do feminismo do filme
Atriz reafirma a necessidade dos debates levantados pelo longa!
Lançado em julho do ano passado, Barbie se tornou um verdadeiro fenômeno de crítica e bilheteria, conquistando milhões de fãs ao redor do mundo. Dirigido por Greta Gerwig, o filme trabalha a imagem da lendária boneca da Mattel, ao mesmo tempo em que discute temas como feminismo e liberação feminina. Porém, para alguns, os temas do filme são uma “simplificação” da teoria feminista.
Quem falou sobre o assunto agora foi America Ferrera, atriz que interpreta Gloria, uma funcionária humana da Mattel que, em dado momento, faz um discurso sobre o papel esperado de mulheres na sociedade. Em entrevista ao The New York Times, Ferrera rejeita a tese de que o filme “simplifica” a luta feminista:
“Nós podemos saber das coisas e ainda assim precisamos ouvi-las em voz alta. Há muitas pessoas que precisam de um curso básico de feminismo, gerações inteiras de garotas que ainda estão vindo e que não têm palavras para a cultura em que estão sendo criadas. Além disso, garotos e homens podem nunca ter passado um tempo pensando sobre a história feminista. Se você já é versado no feminismo, então pode parecer como uma simplificação excessiva, mas há países inteiros que baniram esse filme por um motivo.”
Para ela, essa visão de que todos já possuem o mesmo nível de conhecimento sobre o feminismo ou a experiência das mulheres é, na verdade, a principal simplificação nesse discurso:
“Dizer algo que talvez seja fundamental ou, no ponto de vista alguns, um ‘feminismo básico’, não é necessariamente uma simplificação excessiva. Agora, presumir que todos estão no mesmo nível de conhecimento ou entendimento da experiência feminina é sim uma simplificação excessiva.”
Em entrevistas anteriores, Ferrera falou sobre como foi difícil gravar o monólogo de sua personagem, já que ela fez a cena em frente de muitas pessoas (tanto o elenco quanto a equipe de produção do filme) e, portanto, teve que gravar mais de 500 vezes o discurso.
Barbie foi um sucesso tão estrondoso que, até o momento, é chocante que a Warner não tenha anunciado alguma continuação – embora a própria Greta Gerwig e Margot Robbie já tenham falado que não planejaram o projeto como o início de uma franquia.
No elenco, além de Robbie e Ferrera, temos também nomes como Issa Rae, Hari Nef, Emma Mackey, Sharon Rooney, Alexandra Shipp, Kate McKinnon, Ariana Greenblatt, Ryan Gosling, Simu Liu, Scott Evans, Ncuti Gatwa, Kingsley Ben-Adir, Will Ferrell e Michael Cera.
Barbie está disponível no HBO Max.
Abaixo, veja também: